Um tornado atingiu o interior de Herval ď Oeste na comunidade da Canhada Funda, região do Meio Oeste, no final da madrugada dessa terça-feira, 11, e início da manhã, segundo os meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho, especialistas na região.
Segundo eles, o evento climático ocorreu ‘por conta de uma célula convectiva explosiva’, além da chuva de granizo acompanhada de raios, confirmando o alerta de tempo severo feito na semana passada. E a ocorrência provocou diversos estrados na região.
Segundo relatório preliminar divulgado agora no início da tarde pela Secretaria de Estado da Defesa Civil da Coordenadoria Regional de Maravilha, pelo menos outro município foi atingido severamente, o de Saudades, na mesma região.
O desastre de acordo com o relatório, teria iniciado às 4h30 com ocorrência de ‘tempestade local convectiva com granizo e também ventos fortes que atingiu a área urbana do município’.
Por conta do fato, as defesas civis Municipal e Estadual distribuíram cerca de 2.000m2 de lona para a cobertura parcial de telhados danificados. Foram contabilizadas até o momento 02 escolas municipais, 02 edificações comerciais e cerca de 23 residências unifamiliares que tiveram danos nas coberturas.
Também houve períodos no início da manhã com energia parcial devido à queda de postes e árvores sobre a rede elétrica. Na área rural ocorreu queda de barreiras com interdição parcial de algumas vias.
Segundo o relatório, ‘ainda há incidência de chuvas no momento e as Defesas Civis Regional e Municipais, se encontram no nível de atenção conforme as previsões já divulgadas pela Defesa Civil Estadual’.
Atenção também para o rio Saudades, com nível de 4 metros acima do normal e subindo. “Continuamos monitorando a bacia para prever com antecedência uma possível enchente gradual”.
Ainda segundo os meteorologistas, ‘tempestades convectivas ainda podem se formar nas próximas horas no Oeste e na sequência da quarta-feira’.








