As fortes chuvas que assolam o Estado de Santa Catarina desde o início da semana, principalmente na região Sul, ocasionaram mais prejuízos. Dessa vez na cidade de Urubici, na serra catarinense, conhecida por suas lindas paisagens e ocorrências de neve que atraem turistas de todo o Brasil.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do 5º Batalhão, a equipe de socorro e resgate foi acionada minutos antes das 8 horas da manhã desta terça-feira, 11, para se deslocar até a rua Otávio Costa no bairro Esquina, onde a pouco havia ocorrido um desmoronamento de terra.
No local já estava a equipe da Defesa Civil avaliando a situação, pois próximo à área onde houve o deslizamento de terra existem residências unifamiliares.
Segundo os bombeiros, no local foi verificado que um aterro recente construído manualmente em área de barranco, tinha sido feito com a utilização de pneus e cascalho e que havia cedido em parte devido a infiltração e ação de intempéries.
‘Parte do aterro permaneceu apresentando fissuras, o que indica que oferece risco ainda de desmoronar’. O local foi isolado com fita zebrada e os moradores próximos (cerca de três residências) foram orientados a não ultrapassar o isolamento.
O responsável pela Defesa Civil entrou em contato com a prefeitura e com outros órgão de apoio para que fosse feita a retirada do restante do aterro que ainda oferece risco, também acionou a CELESC para que cortasse a energia elétrica da área prevenindo o agravamento da situação.
No local há um poste padrão de uma das residências e existe a previsão de muita chuva para os próximos dias.
A Defesa Civil ainda entraria em consenso com os moradores para que os mesmos evacuassem as residências enquanto não for definido o grau de risco. Após a avaliação, o local ficou aos cuidados da Defesa Civil.








