As buscas pelos dois tripulantes que desapareceram após o barco pesqueiro BP Safadi Seif emborcar na costa de Santa Catarina, foi suspensa neste terça-feira, 27, informou a Marinha do Brasil.
A embarcação havia partiu de Itajaí e horas depois acabou emborcando. O acidente em alto mar ocorreu no dia 16 de junho e os marinheiros Alisson da Silva Santos e Diego Silva de Brito nunca mais foram encontrados.
A embarcação foi localizada por uma aeronave da Marinha no dia 19 de junho, mas posteriormente não pôde ser encontrada devido às condições meteorológicas adversas na região.
Agora, as buscas serão realizadas “por oportunidade e participação”, o que significa que a equipe de busca pode ser convocada novamente se surgirem novas informações ou fatos.
Os barcos que percorrem rotas ao longo da costa de Santa Catarina também podem auxiliar no resgate caso identifiquem qualquer algo.
O casco do barco estava virado para baixo quando foi avistado, um sinal de que o barco emborcou com a superestrutura virada para o fundo.
A situação apresentava um perigo para a navegação, segundo a Marinha. No entanto, a Marinha confirmou que não houve registros de vazamento de combustível ou qualquer outra substância que pudesse poluir a água.
Um dia após o acidente, sábado, 17, cinco sobreviventes foram encontrados. A Capitania dos Portos de Santa Catarina abriu um inquérito administrativo para determinar as possíveis causas e responsabilidades do incidente, com um prazo de conclusão de 90 dias.