Em um passo significativo para o fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Japão, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, assinou nesta quarta-feira, 18 de junho, em Tóquio, uma Carta de Intenções com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MOFA) e o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca (MAFF) do Japão. O acordo formaliza o compromisso de cooperação nas áreas de agronegócio, segurança alimentar e infraestrutura logística.
A assinatura integra a missão internacional liderada por representantes catarinenses no Japão e está em consonância com o Plano de Ação da Parceria Estratégica e Global Japão-Brasil (2025–2030), firmado em março deste ano, que reconhece o Brasil como parceiro essencial para a segurança alimentar japonesa.
Porto estratégico
Um dos pontos centrais do documento é o desenvolvimento conjunto de uma rede logística eficiente voltada à exportação de grãos. Nesse contexto, o Porto de São Francisco do Sul ganha destaque como um dos pilares estratégicos para escoar a produção catarinense rumo ao mercado asiático.
Segundo o governo estadual, a iniciativa visa transformar Santa Catarina em um hub de abastecimento de grãos para o Japão, capitalizando sua localização privilegiada e a reputação internacional de seus produtos agropecuários quanto à qualidade sanitária.
“Este protocolo para novos investimentos vai fazer com que a produtividade deste porto aumente muito nos próximos anos. Significa investimentos de milhões de dólares e, ao mesmo tempo, oportunidade de emprego e renda para o catarinense”, afirmou o secretário de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen. “O governador Jorginho Mello tem colocado isso com muita força e de uma forma muito clara. Nós queremos exportar para o mundo a nossa proteína animal, mas precisamos de investimentos em infraestrutura, sejam elas ferroviárias, rodoviárias ou portuárias”, completou.
Parcerias e investimentos
A Carta de Intenções também contempla o incentivo à presença de empresas japonesas em território catarinense, principalmente nos setores agrícola, alimentício e logístico. O objetivo é atrair novos investimentos, fomentar a troca de conhecimentos e garantir agilidade e segurança ao comércio bilateral.
Com validade inicial de dois anos, o documento simboliza um compromisso político e institucional entre os países. A assinatura foi formalizada por Noguchi Yasushi, Diretor-Geral Adjunto para Assuntos da América Latina e Caribe do MOFA; Mori Shigeki, Diretor-Geral do Escritório de Exportação e Assuntos Internacionais do MAFF; e o governador Jorginho Mello.
“A nossa meta é abrir caminhos para que Santa Catarina se torne um fornecedor estratégico para o Japão, como já é na carne suína. Agora, buscamos também essa aproximação na área de grãos, com infraestrutura adequada e segurança alimentar garantida”, destacou o governador.
Próximos passos
A assinatura da Carta de Intenções também abre espaço para a realização de estudos técnicos, fóruns bilaterais e possíveis acordos formais mais específicos entre as partes nos próximos meses. A expectativa é que as primeiras ações práticas comecem a ser estruturadas ainda em 2025, impulsionando a economia catarinense e estreitando os laços com o Japão.
Foto: Divulgação / Secom GOVSC
Escrito por: Redação | SECOM
Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação