A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio de sua força-tarefa especializada em investigações de mortes violentas, cumpriu dois mandados de prisão preventiva na tarde de terça-feira (01/04), em Itapoá. Os suspeitos são investigados pela prática de homicídio duplamente qualificado, ocorrido no dia 13 de dezembro de 2024, no bairro Itapema, em Itapoá/SC.
A vítima, Richard Humberto Sachs, de 28 anos, conhecido como “Polaquinho”, foi brutalmente agredida por cerca de quatro homens em sua residência. Após as agressões, ele foi transportado até a casa de um traficante local, onde novamente sofreu mais agressões e teve seu corpo desovado nas imediações.
A investigação revelou que o homicídio foi motivado por um furto cometido pela vítima, que teria roubado uma bicicleta da avó de um traficante e trocado o item por drogas em um ponto de venda de entorpecentes. A polícia conseguiu identificar o motorista do veículo usado para transportar a vítima até o local de desova e também o traficante que havia feito a troca da bicicleta por drogas.
Durante o cumprimento dos mandados de prisão e busca e apreensão nas residências dos suspeitos, foram encontradas pequenas quantidades de maconha e cocaína, além de 5 munições calibre .380. Ambos os suspeitos foram presos e levados ao Presídio de Itapoá.

A operação contou com o apoio da Polícia Militar e da SIC (Seção de Investigação Criminal) de Itapoá. A força-tarefa que conduziu a operação é composta por policiais das cidades de Balneário Camboriú, Joinville, DIC de Itajaí e Delegacia de Homicídios da Capital, e tem como objetivo intensificar a investigação e elucidação de crimes violentos na região.
O inquérito segue em andamento, e mais detalhes sobre o caso podem ser revelados conforme novas informações surjam.