DaniMeller.comDaniMeller.com

    Assinar para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas da (nome da empresa) sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Dia do Socorrista: profissionais do Samu atuaram em mais de 90 mil ocorrências no primeiro semestre de 2025

    11 de julho de 2025

    Bombeiros Voluntários localizam corpo após afogamento no rio Itajaí-Açu

    11 de julho de 2025

    NO CENTRO – Ladrões simulam estar machucados e agridem vítima com pedaço de pau

    11 de julho de 2025

    Banda austríaca Die Draufgänger é atração confirmada na 40ª edição da Oktoberfest Blumenau

    11 de julho de 2025
    Facebook Twitter Instagram WhatsApp
    Facebook YouTube WhatsApp Instagram
    DaniMeller.comDaniMeller.com
    • Início
    • Polícia
    • Política
    • Geral
    • Trânsito
    • Nacional
    • Internacional
    • Esportes
      • AirSoft Brasil
    • Entretenimento
    • Opinião
    DaniMeller.comDaniMeller.com
    Início » LA NIÑA – Inverno 2024 começa nessa quinta-feira, 20
    Clima 6 Mins Read

    LA NIÑA – Inverno 2024 começa nessa quinta-feira, 20

    Há maior propensão para ocorrência de neve nas áreas mais altas do RS e SC comparado a 2023, assim como o maior risco de geadas nos três estados em relação ao ano passado
    Redação19 de junho de 2024
    Compartilhe via... WhatsApp Facebook Telegram Twitter Email
    Será que em 2024 as temperaturas serão baixas? Segundo Clima Tempo, a 'La Niña' terá influência no padrão de temperatura Foto: Ascom Governo SC
    Compartilhe.
    Facebook WhatsApp Telegram

    Acesse nossos grupos de WhatsApp, salve nosso contato e fique por dentro de todas as notícias.

    Normalmente no mês de maio as baixas temperaturas já dão o ar da graça para quem gosta do clima de inverno. Junho então, quando as temperaturas diminuem ainda mais, é a época ideal para que todos os casacos e roupas de frio já estejam à disposição para aquele look ideal, mas não foi bem isso que aconteceu em 2024.

    Meses de intenso calor com direito à praia e muito sol, marcaram as últimas semanas, e Segundo o Inmet, o dia 20 de junho, quinta-feira, às 17h51 (pelo horário de Brasília), é o dia que oficialmente se começa o inverno,

    Siga-nos no Instagram, clique aqui, acesse e compartilhe

    Porém, as datas que determinaram o início das estações não são fixas e variam de ano para ano. No caso do inverno de 2024, entre 20 e 21 de junho. quando ocorre o solstício de inverno. O chamado solstício, que pode ser de verão ou inverno, marca o dia mais longo e mais curto do ano, respectivamente.

    A base dessa mudança é científica e tem a ver com a inclinação da Terra em direção ao Sol. A partir de 20 de junho, o planeta começa a fazer o movimento contrário, até o início da primavera (equinócio). A passagem pelos dois solstícios e dois equinócios do ano caracterizam o ano trópico.

    Diferença entre solstício e equinócio

    Solstício: responsável por determinar o início do inverno e do verão. Nas duas datas, a luz solar incide de forma mais intensa sobre um hemisfério, caracterizando o dia mais longo (verão) e curto (inverno) do ano.

    Equinócio: responsável por determinar o início do outono e da primavera. Nas duas datas, a luz solar incide de forma igual sobre os dois hemisférios, caracterizando dias e noites com a mesma duração.

    Afinal, por que a data varia?

    Ao contrário do que aprendemos na escola, o ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. É por causa desse horário “quebrado” que temos um ano bissexto a cada quatro anos —o dia a mais serve para compensar as horas… –

    Mas será que nesse ano as temperaturas realmente serão baixas? Segundo Clima Tempo, a formação gradual, com intensificação de um novo episódio do fenômeno ‘La Niña’ terá influência no padrão de temperatura e de precipitação no decorrer do inverno 2024.

    O inverno de 2023 foi marcado pelo fenômeno El Niño, um dos responsáveis pelas ondas de ondas vivenciadas pelo Brasil. Os anos de 2020, 2021 e 2022 foram influenciados por um La Niña.


    Situação dos oceanos


    Ao longo do inverno de 2024, o Oceano Pacífico fará transição da fase neutra para o fenômeno La Niña. É mais provável que o La Niña comece oficialmente entre julho e agosto. Durante a fase neutra, o resfriamento segue ocorrendo ao longo da faixa equatorial do Pacífico, e mesmo sem a configuração oficial do fenômeno, alguns efeitos já poderão ser percebidos na atmosfera a partir de julho.

    O oceano Atlântico ainda estará bastante aquecido na região tropical no início do inverno, embora seja notável a perda de calor nas últimas semanas em regiões mais distantes da costa brasileira. Ao largo da faixa litorânea, entre o RN e o ES, as águas seguem aquecidas, fornecendo mais calor para a atmosfera, o que aquece regiões adjacentes. Este aquecimento tende a diminuir no decorrer do inverno, e áreas mais distantes da costa continuarão se resfriando.


    O Atlântico subtropical tende a se aquecer lentamente durante o inverno, especialmente em áreas próximas da costa de SC até o RJ, em função do frequente escoamento de ar quente do interior do país para estas regiões. Em alguns períodos de escoamento de ar quente persistente, pode ocorrer ressurgência em pontos do litoral paulista e fluminense, o que favorece nevoeiros marítimos.

    Inverno 2024 na Região Sul


    Precipitação

    Por conta dos frequentes bloqueios atmosféricos atuantes no Brasil Central e leste ao longo do inverno, até o fim da estação haverá propensão a eventos de chuvas volumosas especialmente sobre o RS. A tendência, contudo, é que os eventos fiquem cada vez mais espaçados e menos abrangentes por conta da formação e consequente intensificação do La Niña, que desfavorece chuvas na região.

    Áreas do oeste e norte do PR deverão ter maior déficit de chuvas, com volumes abaixo da média durante todos os meses, julho, agosto e setembro. As chuvas ficam um pouco abaixo da média também no oeste de SC e no oeste/norte do RS entre julho e setembro. Volumes mais elevados que o normal podem ocorrer no sul e leste do RS em julho; a mesma condição é esperada para o leste dos três estados em agosto.

    O risco de chuvas volumosas e persistentes diminui gradualmente ao longo da estação, mas ainda existe risco por conta das frentes frias com deslocamento oceânico entre agosto e setembro.


    Temperatura

    Entre julho e setembro, as temperaturas ficam acima da média histórica no PR, um pouco acima em SC, e em torno da média no RS. Áreas do sul e oeste do RS devem ter temperaturas um pouco abaixo da média entre julho e agosto por conta da frequente chegada de ar frio polar à região.

    Em todas as áreas, exceto o RS, os períodos de frio alternam com picos de temperaturas acima a muito acima da média. No RS, ar frio frequente especialmente entre agosto e setembro; em SC, também com atuação frequente do ar frio, mas com atuação mais incisiva do ar quente, especialmente no oeste do estado. No PR, temperaturas acima da média predominam principalmente no norte do estado, mas os dias frios serão mais frequentes do que em 2023 (assim como em toda a região).

    Influência do La Niña nas temperaturas

    A maior frequência de massas de ar frio é consequência do La Niña, mas por conta dos bloqueios atmosféricos o ar frio terá grande dificuldade para avançar para áreas mais ao norte da região e interior do país. Períodos de calor intenso são prováveis em setembro no PR.

    Neve e geada

    Há maior propensão para ocorrência de neve nas áreas mais altas do RS e SC comparado a 2023, assim como o maior risco de geadas nos três estados em relação ao ano passado.

    começa Destaques nessa
    Share. WhatsApp Telegram Facebook Twitter Email
    Previous ArticleSTF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de maconha
    Next Article FOGUEIRA – Tradicional ‘São João’ acontece neste final de semana em São João do Itaperiú

    Related Posts

    Dia do Socorrista: profissionais do Samu atuaram em mais de 90 mil ocorrências no primeiro semestre de 2025

    11 de julho de 2025 Geral
    Leia mais..

    Bombeiros Voluntários localizam corpo após afogamento no rio Itajaí-Açu

    11 de julho de 2025 Geral
    Leia mais..

    NO CENTRO – Ladrões simulam estar machucados e agridem vítima com pedaço de pau

    11 de julho de 2025 Polícia
    Leia mais..
    Manter contato
    • Facebook 5
    • Instagram
    • YouTube
    • WhatsApp
    Não perca
    Geral

    Dia do Socorrista: profissionais do Samu atuaram em mais de 90 mil ocorrências no primeiro semestre de 2025

    Redação11 de julho de 2025

    De janeiro a junho de 2025, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou…

    Leia mais..

    Bombeiros Voluntários localizam corpo após afogamento no rio Itajaí-Açu

    11 de julho de 2025

    NO CENTRO – Ladrões simulam estar machucados e agridem vítima com pedaço de pau

    11 de julho de 2025

    Banda austríaca Die Draufgänger é atração confirmada na 40ª edição da Oktoberfest Blumenau

    11 de julho de 2025

    Assinar para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas da SmartMag sobre arte e design.

    Facebook Instagram WhatsApp
    • Início
    • Política
    • Mundo
    © 2025 by In9 Tecnologia.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.