Uma Organização Criminosa que atuava no furto, adulteração, desmanche e envio de camionetes de luxo, no litoral Catarinense, mais especificamente entre as cidades de Balneário Camboriú e Barra Velha, no Norte, foi desmantelada após intensas investigações que perduraram cerca de um ano e envolveu um grande número de agentes de segurança.
Segundo o delegado Diego Azevedo, da Delegacia de Furto e Roubo de Veículos do Departamento Estadual de Investigação Criminal (DFRV/DEIC), responsável pelas investigações, os trabalhos de campo tiveram início no ano passado.
Conforme o delegado, no curso das investigações foi apurado que o Grupo Criminoso foi responsável pela subtração de pelo menos 10 caminhonetes durante o ano de 2022 e 2023, algumas já adulteradas e enviadas para outras cidades de Santa Catarina.
Diante disso, e da robustez das provas contra os criminosos, a DFRV/DEIC deflagrou, ainda na terça-feira, 05, a ‘Operação Latronis’, com o objetivo de desarticular o grupo responsável pelos crimes.
Durante a ação, foram cumpridos 5 Mandados de Busca e Apreensão na cidade de Barra Velha e 1 Mandado de Prisão Preventiva.
Durante as diligências foram apreendidos objetos e equipamentos que serão analisados pela equipe da DFRV/DEIC e pela Polícia Científica.
Na residência de um dos investigados, foi apreendido munições de calibre.9mm e será autuado em flagrante pelo crime de posse de munição de uso restrito.

Além da DFRV/DEIC, deram apoio às investigações, as delegacias de Polícia Civil de Barra Velha e Balneário Camboriú, além da Policia Militar de Barra Velha por meio da Agência de Inteligência, Guarda Municipal de BC e Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina
“Na oportunidade agradecemos a todos os envolvidos e sem dúvida o apoio imprescindível da 2ª Vara da Comarca de Barra Velha e 2ª Vara Criminal da Comarca de Balneário Camboriú, bem como 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barra Velha e 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Balneário Camboriú na rápida análise e deferimento das medidas cautelares pleiteadas”, concluiu o delegado.
Após o furto, adulteração e desmanche, as camionetes e peças eram encaminhadas para outras cidades de Santa Catarina, inclusive outros estados brasileiros.
LATRONIS: significa Ladrão/Mercenário em Grego.