No próximo dia 16 de agosto, numa quarta-feira, a cidade de Barra Velha recebe pela primeira vez a unidade móvel de coletas do Hemosc de Joinville. Durante a manhã, no horário das 08h às 12h, o veículo ficará estacionado em frente a Unidade Básica de Saúde – UBS – do Centro, e contará com equipe técnica disponível para receber até 30 doadores voluntários de sangue.
Segundo a responsável pela captação de doadores do Hemocentro, Karla Rossi, nesse primeiro momento o Hemosc busca coletar preferencialmente doadores com as tipagens A (-) e O (-), por ser uma necessidade imediata.
E outra novidade anunciada para quem pretende colaborar com a campanha de captação de sangue, é o cadastro para futura doação de Medula Óssea. Um ato ainda mais simples que doar sangue.
Uma pequena quantidade de 5 ml de sangue é coletada para análise posterior quando é feito um exame de Histocompatibilidade (HLA). Esse estudo analisa as características genéticas e posteriormente é feito um cruzamento de dados com possíveis pacientes compatíveis que necessitem de transplante.
Já os doadores com a tipagem de sangue solicitado, podem agendar o horário de atendimento pelo número (47) 99637-9447, somente por whatsapp. A agenda será administrada por Celisa Vetorassi, responsável pela ação no município e coordenadora das Agentes de Saúde da Secretaria. “Até agora tivemos uma procura satisfatória. Temos ainda 15 vagas para doadores das tipagens A e O negativos”.
E os doadores interessados necessariamente não precisam ter residência fixa em Barra Velha, podem ser pessoas que moram em cidades próximas como São João do Itaperiú e Araquari por exemplo
Para ser um doador de sangue basta seguir os seguintes critérios:
-Dormir no mínimo 6 horas na noite anterior;
·Estar bem de saúde;
·Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
·Autorização dos pais no caso de doação de menores de 18 anos (entre 16 e 17 anos e 11 meses);
·Pesar mais de 50 kg;
·Não ser usuário de drogas;
·Não estar grávida ou amamentando;
·Não ter efetuado contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
·Estar bem alimentado, observando o intervalo mínimo de 2 horas após o almoço e 1 hora após o café ou lanche, não ultrapassando 4 horas sem alimentação;
·Portar documento original com foto;
·Não fumar duas horas antes da doação;
·Não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.
Ação busca doadores dos tipos A (-) e O (-)
Para cadastro de doação de Medula, além de estar saudável o doador precisa ter entre 18 e 35 anos completos.
Fonte: Ascom PMBV