No segundo artigo sobre o Airsoft no Brasil, vamos saber como foi que o esporte surgiu no mundo e como chegou ao nosso país. Então vem comigo que vou te contar tudo.
Primeiro vou te explicar o que é o Airsoft: É um esporte que realiza simulações de combates militares e de guerra, com ações táticas, utilizando réplicas de armas reais, e tem como munição bolinhas de plástico de medida média de 6mm de diâmetro, não letais.
Porém, apesar de parecer violento para aqueles que desconhecem o mundo do Airsoft, ele é um esporte de honra e honestidade, onde os jogadores precisam se acusar quando forem “baleados/acertados”, tornando o esporte ainda mais próximo do real.
E esse é o Lema da comunidade: “honra e honestidade”, sem a necessidade de marcação com tintas para comprovar que um dos participantes foi atingido.
Vale ressaltar que os praticantes do esporte não são apenas militares, existem pessoas de diversas áreas de atuação: dentistas, médicos, vendedores, autônomos ou simples apaixonados, basta gostar e querer jogar.
O esporte surgiu no Japão em 1970 e foi desenvolvido por um grupo de amigos apaixonados por armas. Eles imaginaram um jogo com estratégias militares, usando armas, mas que não fossem as de fogo, pois à época era proibido o porte de armas para civis.
Outro grande responsável pelo crescimento foi o nosso velho conhecido ‘videogame’, que sem dúvidas popularizou ainda mais o Airsoft no mundo, com o lançamento de vários jogos interativos, onde, em uma única partida várias pessoas no mundo todo podiam interagir, como é o caso do Call Of Duty, muito conhecido e jogado por praticantes do Airsoft.
Com o passar dos anos o esporte foi ficando cada vez mais conhecido no mundo inteiro e até hoje é um dos que mais proporciona adrenalina e muita emoção em quem joga. Além da emoção os jogadores quase sempre se enfrentam em campos muito próximo de um cenário real de guerra.
No Brasil não poderia ser diferente, apesar de chegar um pouco mais tarde, depois de 35 anos de existência, já são centenas de adeptos se enfrentando de Norte a Sul e de Leste a Oeste nos mais variados campos espalhados em todas as regiões.
Em 2003 foi criada a Fundação do Fórum Airsoft Brasil, quando as regras e os modelos de armas começaram a ser conhecidas e regulamentadas pela Diretoria de Fiscalização de Produtos controlados, órgão esse ligado ao Governo Nacional.
Quatro anos depois com a homologação da Portaria 006 – D LOG, que aprova as normas reguladoras da fabricação, venda, comercialização e importação de simulacros de armas de fogo e armas de pressão, o esporte começou de fato a se popularizar.
Com o crescimento do Airsoft no país, já existem fabricantes de bolinhas. Uma das mais conhecidas é Tango Down Premium, a que mais se aproxima do real, além de lojas exclusivas de vendas de armas, fardamento e acessórios, como é o caso da conhecida Felipe Airsoft Tactical, além de artigos militares ou de segurança em geral.
Com esse crescimento tão rápido, ainda temos os armeiros especialistas em manutenção e upgrade das armas utilizadas pelos jogadores, dos fuzis as pistolas, a exemplo da: Six Point e a Hunter Airsoft, pioneiros no assunto.
E então, gostou? Semana que vem vou te contar sobre os tipos das armas e as categorias. Aproveita, vai na minha página do Instagram, curte, comente e compartilha nossas matérias e descubra um pouco da rotina de uma jogadora apaixonada pelo Airsoft.
Forte abraço e até lá.
@Paulinha_Dmr