O que a Argentina tem com o banco do Brics? Nada, mas o governo aproveitou Dilma Rousseff na presidência para arrumar um empréstimo de US$7 bilhões (R$35 bilhões). A jogada ficou clara pelo detalhe revelado na imprensa daquele país: O Brasil será avalista da operação.
Na Argentina, ninguém acredita que o empréstimo será pago, por isso sobraria para os brasileiros pagarem a conta. Seria uma “gentileza” do presidente Lula ao amigo argentino Alberto Fernández, cujo governo quebrou aquele país.
A imprensa argentina sustenta que o Brasil será o fiador e o governo da Argentina tem pressa, pois precisa de uma solução antes das eleições de outubro.
A Argentina quer usar o BNDES para pagar importações brasileiras com dinheiro do Brasil, e prazo maior, além da garantia via banco dos BRICS.
O banco dos Brics até pode emprestar a países não-membros. Mas um dos membros precisa oferecer garantia com seu próprio Tesouro.
BRICS: O Banco BRICS também conhecido como Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), foi criado em 2014 pelos países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) com o objetivo de fornecer financiamento para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países membros e em outras economias emergentes. A atual presidente é Dilma Roussef.
Fonte: Folha PE








