O governador Jorginho Mello lançou oficialmente no calendário turístico do estado a Estação Inverno Santa Catarina, que vai de 1º de junho a 30 de setembro. Uma ação conjunta de vários órgãos públicos estaduais, com a participação do Sebrae e Fecomercio-SC, que vai transformar, em poucos anos, a maneira do estado se posicionar como destino turístico na estação mais fria do ano.
“Temos três das cinco cidades mais frias do Brasil. O próprio catarinense desconhece as nossas maravilhas e acaba preferindo curtir as férias fora. Vamos fomentar o turismo interno e, a partir disso, potencializar a geração de emprego e renda nesse setor tão importante”, disse o governador.
Segundo o secretário Evandro Neiva, o turismo sempre foi visto apenas como lazer, mas é também emprego e distribuição de renda. “Neste primeiro ano o objetivo é fazer um ato de gestão, reconhecendo pela primeira vez, como governo, o inverno de Santa Catarina”.
Além das belezas naturais, a culinária típica, que o clima do inverno proporciona, Santa Catarina também tem uma vasta programação de festividades da época. São cerca de 140 eventos em todas regiões do estado.
Destaques para Festa Nacional do Pinhão, que ocorrerá entre 2 a 11 de junho, na cidade de Lages; Festa da Gastronomia Típica Italiana, em Nova Veneza, nos dias 15 a 18 de junho; em Luiz Alves, a Festa Nacional da Cachaça entre os 14 a 16 de julho; o tradicional Festival de Dança de Joinville, marcado para 17 a 29 de julho; de 9 a 13 de agosto, a Festa do Vinho em Urussanga e a ExpoConcórdia, de 1º a 10 de setembro, no município de Concórdia.
Segundo o Almanach, ferramenta que reúne dados abertos relacionados ao turismo, no período do inverno no ano passado houve um crescimento de 20,09% em comparação a 2021 na arrecadação de ICMS nas Atividades Características do Turismo (ACT’s), em 21 municípios mapeados com perfil para turismo de inverno.
No mesmo período também foram abertas 1.843 empresas a mais em comparação com o ano anterior, com um saldo de 28,4 mil empregos.
Segurança
Com o início do inverno, as baixas temperaturas e a maior movimentação que a temporada proporciona na Serra Catarinense, principalmente com a vinda de turistas de diversas regiões do país, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realiza a Operação Inverno a partir do dia 1º de junho até 29 de agosto.
Em Bom Jardim da Serra também será inaugurado, no dia 21 de junho, o novo Posto “21” do Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMR). A obra teve um investimento de R$ 975 mil com recursos do Governo do Estado, através de convênio entre a PMSC e a Secretaria de Infra-Estrutura (SIE).
A Operação Inverno visa reforçar a segurança, a preservação da ordem e a proteção dos turistas de inverno que visitam a região. A operação, que seguirá até o dia 29 de agosto, receberá reforço policial às cidades de Lages, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, São Joaquim, Urubici, Itá, Urupema, Praia Grande, Treze Tílias, Rancho Queimado e Campo Alegre.
Comércio e serviços
A Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço disponibilizará o programa de fomento Juro Zero, que disponibiliza empréstimo no valor de até R$ 5 mil para o microempreendedor Individual (MEI). O beneficio é pautado no não pagamento de juros através do empresário caso todas as parcelas do financiamento sejam pagas dentro do prazo.
Além do SC Bem Mais Simples, programa com objetivo de diminuir o tempo para abertura das empresas em Santa Catarina. Adequação dos órgãos estaduais pertencentes a REDESIM da atualização de regras de simplificação de acordo com as características do estado, dados estatísticos e histórico de ocorridos.
O programa do Artesanato & Fomento de Economia Solidária, com vistas a fomentar a economia solidária e assegurar o direito ao trabalho associado e cooperativa visando promovendo as atividades econômicas autogestionárias, o incentivo aos empreendimentos econômicos solidários e sua integração em redes de cooperação na produção, comercialização e consumo de bens e serviços








