Uma criança de apenas dois anos e meio de idade saiu ilesa de um gravíssimo acidente de trânsito, simplesmente porque estava presa corretamente à cadeirinha. O acessório é obrigatório e indispensável para crianças até os 7 anos e meio.
O gravíssimo engavetamento que acabou envolvendo quatro veículos, ocorreu no domingo na BR-101 em Joinvile e a ocorrência foi atendida pelas equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina.
Dentre os veículos envolvidos na colisão estava um Ka, com placas de Joinville, que ficou praticamente destruído. A criança estava atrás como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Apenas a passageira do banco dianteiro sofreu ferimentos leves. Nos outros veículos também não houve registro de feridos.
A assessoria da PRF ressalta que nesse caso, o dispositivo de segurança foi fundamental para que a criança não se ferisse e sobrevivesse ao acidente. “Graças ao cuidado dos pais ela estava devidamente presa à cadeirinha. Apesar do susto, sofreu apenas escoriações leves”.
E reforça: “Caso estivesse solta, a criança seria violentamente projetada para todos os lados e certamente sofreria graves ferimentos. Mais uma vez, a correta utilização do dispositivo adequado de transporte fez toda a diferença na dinâmica do acidente para salvar a vida de uma criança”.
Infelizmente, somente em 2023, a PRF em Santa Catarina já flagrou 1.035 crianças sendo transportadas sem nenhum tipo de dispositivo de retenção adequado.








