A Secretaria de Saúde e Saneamento da Prefeitura de Barra Velha por meio da Vigilância Epidemiológica informou que na última semana os casos positivos estabilizaram, aumentando apenas 0,01%.
Semanalmente os dados são compartilhados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DIVE – estadual.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica municipal, Elaine Rosa, na semana retrasada, somando os dados desde o início do ano, foram computados 828 casos positivos.
Na semana seguinte foram 858, um aumento de 30 casos, correspondente a 3.61%, e nessa semana, até hoje, foram apenas 889, um aumento de 31 casos com variação quase nula de 0,01%.
“Para nós a situação de estabilidade reflete o trabalho contínuo entre a comunidade e nossas equipes. Nesta semana, tivemos mais uma ação com fumacê nos bairros Centro e São Cristóvão”, destaca Elaine.
Ainda de acordo com o relatório semanal, do dia 01 de janeiro deste ano até o dia 30 do mês passado, Barra Velha identificou com 121 focos.
Desses, maioria foi identificada no bairro Centro com 31 focos, seguido dos bairros Itajuba com 20 e Vila Nova com 19. São Cristóvão e Jardim Icaraí ocupam a quarta posição com 16 focos em cada bairro.
Já dos 889 casos positivos atendidos pela rede municipal, no mesmo período, 426 foram no bairro São Cristóvão, 183 no Centro, seguido pelo Jardim Icaraí com 110.
Após sete meses de acompanhamento, apenas um óbito foi confirmado.
No fim de tarde da última terça-feira, 27, dois carros equipados com o fumacê percorreram as ruas dos bairros Centro e São Cristóvão para fazer a aplicação de inseticida contra o mosquito da dengue.
Segundo a responsável pelo Programa de Combate à Dengue no município, Juliana Zimmermann, a ação contou com apoio técnico das cidades de Itajaí e Florianópolis.
Locais públicos também passaram pelo processo de dedetização através do método do fumacê. Já foram contemplados o prédio sede da Prefeitura de Barra Velha, o Cemitério Municipal e o Centro de Educação Infantil – CEI Madre Paulina.
“Estes locais foram escolhidos pois identificamos focos do mosquito em seu entorno e como consequência moradores com casos positivos da doença. Na creche, o serviço aconteceu durante o fim de semana, no dia 10 de junho, para não prejudicar a rotina escolar”, explica Juliana.
“Apesar da intensificação nas ações de combate ainda é necessário que cada cidadão faça sua parte, eliminando focos e criadouros com ovos e larvas, pois o veneno só age contra o mosquito adulto”, complementa Zimmermann.
Confira o número de casos e focos de cada bairro a seguir:
Itajuba -20 focos e 48 casos positivos
Vila Nova – 19 focos e 16 casos positivos
Centro – 31 focos e 183 casos positivos
São Cristóvão – 16 focos e 426 casos positivos
Jardim Icaraí – 16 focos e 110 casos positivos
Jardim Los Angeles – 12 focos e 27 casos positivos
Vila Paraguai – 03 focos
Sertãozinho – 02 focos e 09 casos positivos
Tabuleiro – 01 foco e 19 casos positivos
Quinta um foco e 26 casos positivos
Pedras Brancas – 19 casos positivos
Itinga – 1 caso positivo
Escalvado – 5 casos positivos
Fonte: Ascom PMBV