Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos hoje nas cidades de Concórdia, em Santa Catarina, e Garibaldi no Rio Grande do Sul.
Os mandados fazem parte de uma investigação que comprovou vários furtos e desmanches de caminhões, além da adulteração de Sinal Identificador.
A operação em conjunto foi deflagrada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civil de Santa Catarina e Polícia Rodoviária Estadual e Federal (PRE/PRF) de Concórdia.
A ação visa coibir os crimes em questão que eram praticados nos dois estados. Segundo o delegado titular da DFRV Diego Azevedo, o grupo criminoso é formado por indivíduos residentes nos dois estados.
“Eles furtavam os caminhões na região metropolitana de Porto Alegre (RS) e os conduziam até Concórdia (SC). Lá, ou eram desmanchados para revenda de peças, inclusive nas empresas dos suspeitos, ou eram adulterados e revendidos com placas frias”, explicou o delegado.
Ainda segundo o delegado, durante as investigações foram recuperados 3 caminhões com os sinais identificadores adulterados, pertencentes a caminhões com emplacamento do Mato Grosso do Sul.
“Após perícia ficou confirmado que esses caminhões na verdade tinham sido furtados no Rio Grande do Sul no final do ano passado”, ressalta Azevedo.
Até o momento, durante as buscas, foram apreendidos 5 caminhões com registro de furto e sinais de adulteração.
As diligências contam com apoio da DRRDI/DEIC, Policia Civil de Garibaldi (RS) e Polícia Civil de Concórdia, e terão continuidade.