A segunda operação deflagrada pela Polícia Federal na manhã de hoje em Santa Catarina, visa a investigação da prática reiterada de importação e comercialização de medicamentos estrangeiros, dentre eles, medicamentos abortivos e para emagrecimento.
O mandado, expedido pela 1ª Vara Federal de Florianópolis, está sendo cumprido em endereço residencial localizado na cidade de Criciúma, Sul do Estado.
A investigação começou em 2021 a partir de apreensões de medicamentos remetidos por meio dos Correios e possibilitou identificar que a suspeita estaria importando irregularmente medicamentos da Europa e os revendendo no Brasil, por meio de anúncios em redes sociais e sites diversos.
No período de três anos, estima-se que foram efetuadas mais de uma centena de vendas de medicamentos, implicando o recebimento de cerca de 140 mil reais decorrentes dessa comercialização irregular.
Durante as buscas os policiais encontraram diversos medicamentos sujeitos a controle especial, resultando na prisão em flagrante delito da investigada pelo crime previsto no artigo 273, 1º e 1º-B, do Código Penal, com pena de 10 a 15 anos de reclusão e multa.