Na tarde da última quarta-feira (08), o Programa Praia + Segura, desenvolvido em Barra Velha, recebeu a visita dos alunos do Curso de Guarda-Vidas Militar (CGVM) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). A comitiva visitou o Centro Regional de Tecnologia e Inovação de Barra Velha para conhecer de perto o sistema estratégico de videomonitoramento e o uso de inteligência artificial aplicado à prevenção de afogamentos.
O CGVM 2025 é formado por 22 bombeiros militares de diversas regiões do estado, em processo de formação voltada à excelência na atuação como guarda-vidas. Durante a visita, os alunos puderam acompanhar o funcionamento da sala de gerenciamento de atividades e observar a integração dos guarda-vidas civis voluntários do CBMSC no monitoramento das praias.
Um dos destaques apresentados foi a expansão do sistema de videomonitoramento aliado à inteligência artificial por meio da plataforma “O GUARDIÃO”. Atualmente, o sistema cobre as praias Central, Lagoa (Quinta dos Açorianos), Tabuleiro, Praia do Sol, Pedras Brancas e Negras, e Praia do Grant. Com câmeras que possuem zoom de mais de 1 km, é possível identificar situações de risco, crianças perdidas, emergências na faixa de areia e até mesmo monitorar embarcações.
O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Barra Velha e coordenador geral do CGVM, Capitão Rafael Manoel José, enfatizou a importância da tecnologia no reforço da segurança pública:
“Desde sua criação, em 2023, o sistema de videomonitoramento vem sendo realizado em Barra Velha por meio de uma parceria muito positiva entre a prefeitura e o CBMSC. Hoje, dos 20 km de praias arenosas oceânicas que temos, mais de 5 km já são monitoradas por câmeras, além da laguna de Barra Velha, em pontos de grande uso para lazer. Assim como Balneário Camboriú, já somos referência para todo o estado.”
O prefeito de Barra Velha, Daniel Pontes da Cunha, também destacou o impacto da tecnologia na segurança:
“A integração entre tecnologia de ponta e a atuação qualificada dos nossos profissionais representa um divisor de águas para a segurança pública em Barra Velha. A expansão do Programa Praia + Segura reafirma nosso compromisso com o que há de mais importante: a integridade e o bem-estar de todos.”
A parceria entre a Prefeitura de Barra Velha e o CBMSC reforça o objetivo comum de proteger vidas, aliando inovação, capacitação profissional e gestão eficiente para garantir praias mais seguras à população e aos visitantes.