Barra Velha (SC), 10/04/2025 – Em mais uma ação que reafirma o compromisso da atual administração com a saúde pública de qualidade, a Prefeitura de Barra Velha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta quinta-feira (10) a participação dos servidores do setor de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em uma capacitação especializada no atendimento odontológico de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A atividade, realizada na cidade de Itajaí, reuniu dentistas e técnicos em saúde bucal das UBS dos bairros Centro, São Cristóvão, Itajuba, Quinta dos Açorianos e Pedras Brancas, com o objetivo de aprimorar o acolhimento, o atendimento clínico e o respeito à diversidade no tratamento odontológico.
O evento foi promovido em parceria entre a Secretaria de Saúde de Itajaí e o Conselho Regional de Odontologia de Santa Catarina (CRO/SC), sendo gratuito e voltado especialmente aos desafios e práticas eficazes no cuidado com pacientes autistas.
“O encontro abordou os principais desafios enfrentados no acompanhamento odontológico de pessoas com TEA, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados e sensíveis a este público”, explicou Rodrigo Maraccini Franco, dentista e coordenador odontológico do município.
Saúde como prioridade de governo
Para o prefeito Daniel Cunha, o investimento contínuo em capacitação dos servidores é um dos pilares de sua gestão, que tem como marca o compromisso com todas as pastas, mas com atenção especial à saúde.
“Trabalhamos todos os dias para oferecer à população um serviço público de qualidade. Todas as áreas são importantes, mas a saúde tem um papel fundamental. Investir em conhecimento e em uma abordagem mais humana e inclusiva é o que garante a excelência do nosso atendimento”, destacou o prefeito.
Durante a capacitação, realizada das 7h30 às 12h, os atendimentos odontológicos nas unidades ficaram temporariamente suspensos, com retorno às 14h do mesmo dia, garantindo que os profissionais pudessem participar integralmente do treinamento sem prejuízo ao serviço à população.
Inclusão, empatia e preparo profissional
A ação integra uma série de iniciativas da Secretaria de Saúde de Barra Velha voltadas à capacitação técnica e humanizada dos profissionais da rede pública. O foco é construir uma saúde mais acessível e inclusiva, que reconheça as particularidades de cada cidadão — especialmente daqueles que precisam de um olhar diferenciado, como as pessoas com autismo.
Barra Velha avança com uma gestão que entende que cuidar da saúde é cuidar das pessoas — com preparo, sensibilidade e compromisso.