A cidade de Penha deu um importante passo no fortalecimento do setor cultural local ao reunir 36 artistas e profissionais da área em uma capacitação sobre o uso do Mapa Cultural CIM-AMFRI. A capacitação foi promovida pela Fundação Municipal Cultural Picucho Santos, em parceria com a AMFRI (Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí), na última sexta-feira, 28, na Câmara de Vereadores.
O evento teve como objetivo capacitar os participantes no uso da plataforma Mapa Cultural CIM-Amfri, uma ferramenta digital que visa conectar e fortalecer o setor cultural da região. A plataforma é aberta a artistas, produtores culturais, coletivos e gestores de cultura, oferecendo um espaço para que todos possam divulgar suas produções, além de participar de ações e oportunidades culturais em toda a região da AMFRI.
A capacitação foi conduzida por Bárbara Kristensen, representante do CIM-AMFRI, com a participação do Colegiado de Cultura da AMFRI. O evento contou com o apoio do IESE Instituto Ecovida e Angel Café e Eventos, que patrocinaram a alimentação durante o evento, tornando a formação ainda mais acolhedora para os participantes.
Durante a capacitação, foram abordados aspectos essenciais da plataforma, como o cadastramento de artistas e projetos culturais, permitindo aos participantes a criação de um portfólio digital. “Abordamos o cadastramento dentro da plataforma, que possibilita a participação em ações de toda a região da AMFRI, além da criação de um portfólio. Pretendemos, em breve, abordar diretamente a inscrição nos editais disponíveis no site”, destacou a superintendente da Fundação Cultural de Penha, Aline Cavaco.
Com a capacitação, Penha reforça seu compromisso em incentivar e apoiar a cultura local, além de ampliar as possibilidades de visibilidade e participação de seus artistas nas ações culturais regionais. A plataforma Mapa Cultural CIM-AMFRI surge como uma ferramenta estratégica para unir artistas e gestores culturais, promovendo a valorização e o fortalecimento da cultura na região da Foz do Rio Itajaí.
A parceria com a AMFRI, além de proporcionar mais recursos para os artistas, também representa uma importante integração entre os municípios da região, que buscam ampliar suas iniciativas culturais e fortalecer a identidade regional por meio da arte e da cultura.
O evento também reforça a importância de Penha no cenário cultural da AMFRI, posicionando a cidade como um polo de incentivo à arte e à cultura, e preparando seus artistas para aproveitar as oportunidades oferecidas pela plataforma e pelos editais disponíveis.