DaniMeller.comDaniMeller.com

    Assinar para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas da (nome da empresa) sobre arte, design e negócios.

    O que há de novo

    Dia do Socorrista: profissionais do Samu atuaram em mais de 90 mil ocorrências no primeiro semestre de 2025

    11 de julho de 2025

    Bombeiros Voluntários localizam corpo após afogamento no rio Itajaí-Açu

    11 de julho de 2025

    NO CENTRO – Ladrões simulam estar machucados e agridem vítima com pedaço de pau

    11 de julho de 2025

    Banda austríaca Die Draufgänger é atração confirmada na 40ª edição da Oktoberfest Blumenau

    11 de julho de 2025
    Facebook Twitter Instagram WhatsApp
    Facebook YouTube WhatsApp Instagram
    DaniMeller.comDaniMeller.com
    • Início
    • Polícia
    • Política
    • Geral
    • Trânsito
    • Nacional
    • Internacional
    • Esportes
      • AirSoft Brasil
    • Entretenimento
    • Opinião
    DaniMeller.comDaniMeller.com
    Início » VÍDEO: Barra Velha clama por segurança e Forças Policiais anunciam medidas e orientam moradores
    Polícia 7 Mins Read

    VÍDEO: Barra Velha clama por segurança e Forças Policiais anunciam medidas e orientam moradores

    A situação exige uma resposta rápida e efetiva das autoridades, com mais ações de prevenção, intensificação das rondas policiais, bem como um controle mais rigoroso por parte da prefeitura sobre terrenos baldios
    Redação28 de março de 2025
    Compartilhe via... WhatsApp Facebook Telegram Twitter Email
    Um dos ladrões foi flagrado a noite quando arrombou a porta e na manhã de hoje quando voltou para comer e tomar banho Imagem: Divulgação
    Compartilhe.
    Facebook WhatsApp Telegram

    Acesse nossos grupos de WhatsApp, salve nosso contato e fique por dentro de todas as notícias.

    Barra Velha, cidade ao Norte do litoral de Santa Catarina, está vivenciando uma crescente onda de arrombamentos e furtos, que tem deixado moradores e veranistas em estado constante de insegurança, apreensão e medo.

    Casas sendo invadidas durante a madrugada ou até mesmo a luz do dia, por ladrões, muitas vezes em situação de rua ou criminosos reincidentes, têm sido uma realidade cada vez mais frequente. A sensação de vulnerabilidade tem marcado a vida de quem escolheu a cidade para viver ou passar férias, transformando o sonho de construir uma casa na praia em um pesadelo de insegurança.

    Siga-nos no Instagram, clique aqui, acesse e compartilhe

    Para os moradores, a rotina passou a incluir grades, câmeras de segurança, alarmes caros e ainda assim, nada parece ser suficiente para garantir a proteção de suas casas. Com o aumento da violência, muitos se sentem prisioneiros dentro de suas próprias residências, temendo que, ao saírem para o trabalho ou lazer, ao retornarem, encontrem suas casas saqueadas.

    Na manhã dessa sexta-feira, 28, os ladrões fizeram a festa: comeram, tomaram banho e trocaram de roupa Imagens: Divulgação

    O relato da moradora

    Uma moradora de Barra Velha, que preferiu não ser identificada, relatou sua amarga experiência com os constantes arrombamentos. A última invasão ocorreu na noite de quinta-feira, 27 de março, quando os criminosos conseguiram desativar todo o sistema de segurança da casa, levando uma televisão e até mesmo uma botija de gás cheia.

    As invasões mais recentes ocorreram na noite de quinta-feira, 27 Imagem: Divulgação

    Na manhã dessa sexta-feira, 28 de março, os ladrões retornaram. Aproveitaram o momento para tomar banho, comer e trocar de roupa. “Só não levaram mais itens porque os vizinhos, após eu pedir ajuda via WhatsApp, foram até lá, perceberam a movimentação e gritaram do lado de fora, fazendo com que os criminosos fugissem a tempo”, conta a proprietária da casa.

    Os ladrões voltaram na manhã dessa sexta-feira, 28, e fizeram a festa Imagem: Divulgação

    A importância do grupo de WhatsApp ‘Rede de Vizinho’

    A moradora destaca a importância do grupo de WhatsApp “Rede de Vizinhos” para sua segurança, especialmente após enfrentar diversos arrombamentos e furtos na casa. “Apesar de termos câmeras de segurança e alarmes, os criminosos frequentemente conseguem desativar esses sistemas, causando grandes prejuízos. No entanto, graças à agilidade e solidariedade dos vizinhos, que rapidamente reagem e ajudam a espantar os bandidos, conseguimos evitar perdas maiores”.

    Ainda quanto aos arrombamentos seguidos de furto, a veranista que mora em Jaraguá do Sul, proprietária do imóvel, já havia sido vítima de furtos em outras cinco ocasiões. Na primeira, o prejuízo foi de R$ 12 mil, mas os danos continuam a crescer.

    “Como moro em Jaraguá não consigo acionar o auxílio da Polícia Militar via 190, então recorro aos vizinhos, e quanto aos boletins de ocorrência, vários já foram feitos, mas ainda não recebemos respostas da Polícia Civil quanto a recuperação dos nossos bens ou identificação dos ladrões”, ressalta a vítima.

    Ela descreve a angústia de ver seus bens sendo roubados repetidamente, mesmo com o uso de câmeras de segurança e alarmes – equipamentos que, por vezes, são desativados pelos próprios criminosos. Ao todo, em todas as ocasiões, o prejuízo ultrapassa facilmente os R$ 15 mil.

    Ela acredita que um dos maiores problemas é o terreno baldio localizado ao lado de sua casa. Esse terreno, com muito mato, tem sido utilizado como esconderijo pelos criminosos, facilitando a ação dos ladrões. Apesar de várias tentativas de resolver o problema com o proprietário do terreno, a situação persiste.

    Questionamentos à Polícia Militar

    Diante do aumento da criminalidade, a reportagem do portal danimeller.com entrou em contato com o comandante da Polícia Militar de Barra Velha, Tenente Pedro Guerra, para saber quais medidas estão sendo adotadas para combater os crimes.

    O comandante explicou que a PM está levantando informações sobre as ocorrências e que, conforme o volume de crimes em determinadas áreas, as rondas ostensivas serão intensificadas. No entanto, ele reiterou que, para contato, o número 190 é o único canal disponível para solicitações urgentes. Uma alternativa seria o aplicativo PMSC Cidadão, mas o 190 continua sendo a principal forma de comunicação com a PM.

    “Sobre o aplicativo PMSC Cidadão, já precisei algumas vezes, como alternativa ao 190, e nunca consegui abrir uma ocorrência ou chamar os policiais. Gostaríamos de verdade que na prática esses recursos funcionassem, mas infelizmente a realidade é outra. Aqui no bairro temos várias mães solos como eu, e dá até um desespero morar aqui sem ninguém para ajudar. E quando falamos em ajuda, é se referindo a obrigação das forças de segurança, eles são treinados, preparados e trabalham armados”, disse outra moradora do Centro.

    Ela que já teve o portão de casa furtado por moradores em situação de rua, relatou outro episódio que lhe causa frustração com a falta de resposta da polícia quando acionada. “Eu estava cozinhando, por volta das 11h, e vi quando um homem estava tentando pular meu muro. Ele falou que estava fugindo da polícia, mas não parecia assustado. Liguei para o 190 e uma atendente garantiu que a viatura estava a caminho. No entanto, apesar de fornecer o endereço corretamente, até hoje estou aguardando a chegada da viatura, que nunca apareceu, mesmo após seis meses do ocorrido”.

    Cenas como essas são comuns. Bandidos furtam fios elétricos para pegar o cobre Foto: Daniela Meller

    Questionamentos à Polícia Civil

    A reportagem também buscou informações junto à Polícia Civil, questionando sobre o aumento dos arrombamentos e a subnotificação dos crimes, devido às dificuldades para registrar ocorrências.

    Em outra situação, envolvendo uma terceira vítima, a moradora em questão, por exemplo, enfrentou problemas com o sistema online da PC, que não permitia o registro do endereço de sua casa. Além disso, o horário restrito de funcionamento da delegacia, que só atende no período vespertino, dificulta ainda mais o processo.

    Em resposta, a Polícia Civil esclareceu que as delegacias de comarca, exceto as Centrais de Plantão, têm atendimento ao público apenas à tarde. A equipe também orientou a moradora a encaminhar os problemas com o sistema de registro para a ouvidoria, para uma análise mais detalhada.

    A investigação sobre os furtos e roubos está em andamento, com suporte da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Itajaí. A policial ainda ressaltou que a mudança de endereço da delegacia está em andamento, mas ainda não há detalhes sobre a ampliação do horário de atendimento.

    Outro item preferido dos ladrões em Barra Velha são os portões e lixeiras de alumínio Foto: Divulgação

    O problema do terreno baldio

    O ponto crítico é o terreno baldio ao lado da casa da moradora. Este local tem sido usado como esconderijo por criminosos e, muitas vezes, para guardar os produtos furtados. O proprietário do terreno garantiu à reportagem que já contratou um profissional para limpar o local, mas não soube informar quando exatamente a limpeza será realizada.

    A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Barra Velha questionando as ações de fiscalização, notificações e multas a proprietários que não fazem a adequada limpeza de seus terrenos, e aguarda uma resposta.

    O terreno baldio está localizado na rua Paulo Francisco Moraes Foto: Daniela Meller

    Um cenário de insegurança crescente

    O relato da moradora é apenas um exemplo do que muitos em Barra Velha estão enfrentando. Moradores e veranistas têm se sentido cada vez mais vulneráveis, vendo seus bens e sonhos destruídos por criminosos.

    “Moro aqui desde que nasci, há mais de 50 anos, e posso garantir que nunca vivemos uma onda tão grande de insegurança, não bastasse agora a quantidade absurda de moradores de rua chegando e se instalando por todos os locais em Barra Velha, temos também a falta de ações contra quem financia os furtos de alumínio e cobre. Os furtos só existem porque tem quem compra esses produtos”, reclamou outro morador.

    A situação exige uma resposta rápida e efetiva das autoridades, com mais ações de prevenção, intensificação das rondas policiais, bem como um controle mais rigoroso por parte da prefeitura sobre terrenos baldios, ferros-velhos e outras áreas que possam estar servindo de abrigo para os criminosos.

    O terreno tem sido motivo de constantes reclamações da vizinhança Foto: Daniela Meller
    baldio barra Destaques furtos pmsc terreno velha
    Share. WhatsApp Telegram Facebook Twitter Email
    Previous ArticleVÍDEOS – Auxiliar tem membro amputado e morre em capotamento na BR-101 em Barra Velha
    Next Article VÍDEO – Nova Lei responsabiliza limpeza e combate riscos à saúde em terrenos baldios de Barra Velha

    Related Posts

    Dia do Socorrista: profissionais do Samu atuaram em mais de 90 mil ocorrências no primeiro semestre de 2025

    11 de julho de 2025 Geral
    Leia mais..

    Bombeiros Voluntários localizam corpo após afogamento no rio Itajaí-Açu

    11 de julho de 2025 Geral
    Leia mais..

    NO CENTRO – Ladrões simulam estar machucados e agridem vítima com pedaço de pau

    11 de julho de 2025 Polícia
    Leia mais..
    Manter contato
    • Facebook 5
    • Instagram
    • YouTube
    • WhatsApp
    Não perca
    Geral

    Dia do Socorrista: profissionais do Samu atuaram em mais de 90 mil ocorrências no primeiro semestre de 2025

    Redação11 de julho de 2025

    De janeiro a junho de 2025, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou…

    Leia mais..

    Bombeiros Voluntários localizam corpo após afogamento no rio Itajaí-Açu

    11 de julho de 2025

    NO CENTRO – Ladrões simulam estar machucados e agridem vítima com pedaço de pau

    11 de julho de 2025

    Banda austríaca Die Draufgänger é atração confirmada na 40ª edição da Oktoberfest Blumenau

    11 de julho de 2025

    Assinar para atualizações

    Receba as últimas notícias criativas da SmartMag sobre arte e design.

    Facebook Instagram WhatsApp
    • Início
    • Política
    • Mundo
    © 2025 by In9 Tecnologia.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.