A Polícia Militar do Paraná, atualizou as informações referentes a uma megaoperação conjunta entre as polícias de SC e do PR, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que resultou na recuperação de duas crianças, uma de apenas 2 meses e outra de aproximadamente 4 anos, subtraída pelo pai em Santa Catarina, sem o consentimento da mãe, após o término do relacionamento.
Segundo a 5ª Seção do Estado-Maior, por volta das 22h21 de quarta-feira, 30, cerca de 3 horas e meia após o comunicado do desaparecimento das crianças, a PM do Paraná informou que o homem foi localizado em fuga em direção a Curitiba pela BR-376, conduzindo um veículo Ford Fiesta branco.
Então a equipe policial de Tijucas do Sul se deslocou até a entrada do município e visualizou o veículo transitando em alta velocidade sentido São José dos Pinhais, quando se inicio o acompanhamento tático por aproximadamente 20 km.
A equipe teria tentado por vezes a abordagens consentidas e manteve diálogo constante com o condutor, visando a segurança dos ocupantes do veículo e dos demais usuários da via, mas ele desconsiderou todas as ordens de parada.
A situação foi informada via rádio às demais equipes e um cerco policial foi montado na região do bairro São Marcos, em São José dos Pinhais. Após os policiais efetuarem disparos nos pneus do veículo, conseguiram finalmente pará-lo.
As duas crianças foram retiradas sem ferimentos e entregues ao Conselho Tutelar de São José dos Pinhais. O homem, durante a fuga, desferiu golpes com um estilete contra o próprio pescoço e foi socorrido pela ambulância da concessionária até o Hospital do Trabalhador, onde permanece sob escolta policial.
O veículo foi levado à Delegacia de São José dos Pinhais junto com demais objetos apreendidos, como três facas, um estilete (utilizado na tentativa de suicídio), dinheiro e mochilas contendo roupas e documentos das crianças.
CASO – O caso teria, segundo o 7º Comando Regional de Blumenau, sido registrado às 18h54 de quarta-feira, 30, quando a equipe se deslocou até a rua Silvano Candido da Silva, no bairro Ponta Aguda, no Vale do Itajaí.
De acordo com a mãe, o pai da criança não aceitou o fim do relacionamento e levou a filha de dois anos (informação posteriormente corrigida pela PM do Paraná) em um veículo Ford Fiesta, sem informar para onde estava indo.
Preocupada, ela acionou a polícia, que rapidamente começou a mobilizar esforços para localizar o veículo e a criança.