Na manhã desta terça, 29, a Base Aérea da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Santa Catarina, recebeu um acionamento para realizar o transporte de uma criança de 3 anos que necessitava de transplante imediato de rim, procedimento que está sendo realizado em Curitiba, no estado vizinho do Paraná (PR).
Após o acionamento do hospital, o pai, a mãe e menino saíram de Blumenau (SC) e pararam na Unidade Operacional da PRF em Joinville (SC), onde foram feitos os contatos prévios para acionamento da aeronave e a escolta até a praça de pedágio em Garuva (SC).
O local foi preparado pela concessionária para a família aguardar o transporte aéreo. Em apenas 18 minutos, a mãe e o menino desembarcaram no aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, local onde a aeronave fica hangarada, haja vista o hospital não dispor de heliponto.
Em condições normais, uma viagem dessa duraria cerca de 1h30. De lá, eles foram transportados pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até o hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.
