A Polícia Federal de Santa Catarina, extraditou na terça-feira, 17, um cidadão uruguaio, até então considerado foragido da justiça daquele país, desde abril de 2023. O indivíduo foi entregue a uma equipe da Polícia Federal uruguaia no Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP e levado de volta ao Uruguai.
O uruguaio de 24 anos, que no país de origem respondia pelo crime de homicídio, havia sido preso no Brasil em setembro de 2022, na cidade de Florianópolis/SC, pelo crime de tráfico de drogas, ocasião em que portava documentos falsos.
Após a confirmação da identidade através da Cooperação Policial Internacional, verificou-se que havia um pedido de prisão contra ele no Uruguai por homicídio.
As autoridades uruguaias incluíram o nome do foragido na Difusão Vermelha da Interpol, o que permitiu que a Polícia Federal solicitasse a prisão junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O mandado de prisão para fins de extradição, que consiste na entrega de um foragido internacional localizado no Brasil ao país requisitante, foi expedido pelo STF e cumprido na Penitenciária de Florianópolis/SC, onde ele já estava recluso.
Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Catarina