Uma megaoperação coordenada pela Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Diretoria Estadual de Investigação Criminal (Deic) de Santa Catarina, desbaratou uma quadrilha que agia em cinco estados diferentes: São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e SC.
Segundo o delegado Osnei Valdir, coordenador da DFRC, e responsável pela operação denominada “Conexão Sul”, durante os trabalhos desencadeados nessa terça-feira, 06, foram cumpridos Mandados de Prisão Preventiva e Mandados de Busca e Apreensão no estado do Paraná.
Nos locais objetivo das buscas, foram apreendidas 02 armas de fogo, munições, rádios comunicadores, dispositivos eletrônicos e documentos. Todo material será minuciosamente analisado pela equipe de Investigação objetivando identificar outros integrantes do grupo.

Ainda de acordo com o delegado, as investigação que culminaram com a prisão de parte dos integrantes da Organização Criminosa, tiveram início em março do ano passado, após o furto de uma carga de leite em pó, ocorrido na cidade de Itajaí, litoral Norte de Santa Catarina.
No decorrer dos trabalhos, o grupo criminoso responsável pela subtração de cargas foi identificado. Eles utilizavam como modus operandi a utilização de dados de motoristas de terceiros, mediante a falsificação de Carteiras Nacional de Habilitação (CNH), e clonagem dos caminhões. Com os dados falsos buscavam fretes em plataformas e realizavam a coleta das cargas.
No total, os criminosos foram responsáveis pela subtração de no mínimo 24 cargas em todos os estados já citado. Somente em Santa Catarina o bando subtraiu 08 cargas, ocasionando um prejuízo de aproximadamente R$ 1.550.000,00, além dos demais crimes praticados em outros Estados.
Para cumprimento dos mandados a DFRC contou com apoio da Polícia Civil de Mandaguari/PR e da DRP de Criciúma/SC.