As buscas incansáveis pelo adolescente de 15 anos, desaparecido no Mar em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, desde a tarde de quinta-feira, 28, continuam. Já somam quase 12 horas de angústia para familiares e amigos. As informações preliminares são de que ele é morador de Jaraguá do Sul.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, tudo começou por volta das 15h15 quando Guarda-Vidas Civil (GVC) do posto 4, localizado na avenida Atlântica no bairro Ervino, notaram a presença de um grupo de pessoas no mar a uma grande distância do Posto.
Cientes do perigo que o grupo estava exposto, uma vez que estavam além da área de cobertura do posto Guarda-vidas, que é de 250m para cada lado, um dos GVC iniciou deslocamento para realizar prevenção (orientação quanto aos riscos).
Durante o percurso, verificaram que a situação havia evoluído para um afogamento. Desesperados, as pessoas que estavam acompanhando a vítima, acenaram em pedido de socorro para as equipes.
Diante da situação de risco e da eminência de afogamento, imediatamente outros dois Guardas correram para o local. Durante o percurso pela areia conseguiram manter contato visual com a vítima, porém, quando estavam prestes a adentrarem no mar verificou-se que o adolescente submergiu.
De imediato foram realizadas buscas pelos guarda-vidas civis e militares, posteriormente feito buscas com a utilização motoaquática e com apoio da equipe aérea do Águia 01, helicóptero da Polícia Militar.
Nessa sexta-feira, 29, desde que o dia amanheceu novas buscas estão sendo feitas, inclusive pela faixa de areia e pelo mar.
A orientação aos banhistas é que sempre busquem se banhar próximo aos postos. Busquem os guarda-vidas para saber onde ficam os locais de risco e os locais seguros para banho.