Pelo menos dez carcaças de tartarugas marinhas foram flagradas na cidade de Barra Velha, litoral Norte Catarinense. O triste flagrante foi feito pelo artesão e protetor dos animais, Lenilson Luiz, durante o final de semana.
Segundo contou à reportagem do Portal danimeller.com, ele caminhava pelo local quando flagrou as carcaças e registrou em dois pequenos vídeos.
Segundo Lenilson, “provavelmente elas foram capturadas em redes de pesca e jogadas ali nas pedras. Muitas situações acontecem de lançar a rede irregularmente no canal de entrada pro rio Itapocu. Nesses casos é proibido redes de qualquer tipo se não estou enganado. É ali que acontece muitos crimes dessa natureza”.
As carcaças, estavam no molhe da boca-da-barra, na Praia da Península, na foz do Rio Itapocu, no final da avenida Armando Petrelli, nas extremidades da Praia da Península e divisa com as cidades de Araquari e Balneário Barra do Sul e foram encontradas no sábado, 14.
FUNDEMA – A Fundação do Meio Ambiente de Barra Velha (Fundema), informou que os casos de animais marinhos encontrados na orla em primeiro momento precisam ser notificados ao Programa de Monitoramento de Praias (PMP), vinculado à Univali em Armação do Itapocoróy em Penha.
O PMP atende nos telefones: 3341.5597 ou 0800.642.3341. Na Fundema contato é o WhatsApp (47) 9164.0017.