Nesta quarta-feira (11), às 12h30, a segunda aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira decolou de Tel Aviv com destino ao Rio de Janeiro. A bordo estavam 214 brasileiros resgatados após os conflitos recentes, além de um cachorro e três gatos, que são animais sendo transportados pela primeira vez nesse tipo de voo.
A previsão é que o voo dure 14 horas, com chegada à Base Aérea do Galeão às 3h desta quinta-feira (12). Essa repatriação faz parte da Operação Voltando em Paz, uma ação do governo federal em resposta ao confronto entre Israel e o Grupo Hamas no Oriente Médio.
Já o primeiro voo de resgate, com 211 passageiros, pousou em Brasília aproximadamente às 4h10 da manhã de hoje. A aeronave KC-30 da FAB decolou de Tel Aviv às 14h12 de ontem (10) e chegou diretamente à capital federal após 14 horas de voo.

Dos 211 passageiros, 107 desembarcaram em Brasília, enquanto 104 seguiram para o Rio de Janeiro em aviões da FAB.
Um dos passageiros, o produtor de vídeo Gleik Max, que estava a bordo do voo que chegou ao Rio de Janeiro pela manhã, falou sobre seu alívio ao pisar em solo brasileiro. Ele relatou ter precisado se proteger em um bunker durante os ataques. Para ele, voltar para o Brasil é gratificante e lhe traz muita felicidade.
Gleik manteve contato constante com sua família durante o período de conflitos e decidiu não contar ao filho de 4 anos sobre o que estava acontecendo. Agora que chegou, ele pretende contar de forma adaptada, levando em consideração a idade da criança.
O produtor de vídeo também mencionou que se sentiu seguro na maior parte do tempo, porém o clima no aeroporto o deixou tenso. Ele tentou comprar passagens para deixar Israel, mas as duas foram canceladas enquanto ele estava no aeroporto. Essa situação o fez questionar se algo explodiria ali, fazendo-o sentir que estava em um país em guerra.
Fonte: Clickpb