São Francisco do Sul, a famosa São Chico, amanheceu estarrecida com uma notícia que amedrontou o pequeno povoado turístico e conhecido como uma das cidades mais antigas do Brasil. Um homem foi encontrado morto na região, com a faca ainda cravada no pescoço.
Segundo o Corpo de Bombeiros Voluntários local que atendeu a ocorrência, o pedido de socorro foi feito por volta das 7 horas da manhã. O local, uma residência edificada na rua Piçarras, no bairro Ubatuba.
Assim que chegaram à casa, os bombeiros encontraram não só uma, mas várias perfurações pelo corpo da vítima, que já apresentava sinais de morte e estava com a faca cravada ao pescoço.
O crime, segundo a Polícia Militar, chocou os moradores, que também ouviram barulhos de tiro. A corporação informou ainda que, além das facadas, o homem foi atingido por cerca de três disparos a queima roupa.
“A vítima era de fora, morava há pouco tempo em São Francisco do Sul. Temos suspeitas, mas ainda não podemos provar quem são os autores”, explica o Tenente-coronel Jailton Franzoni de Abreu.
A vítima, identificada preliminarmente como João Bosco, era natural de Sergipe, e, segundo informações da namorada, ele era ‘usuário de drogas’.
Pela madrugada, vizinhos relataram terem ouvidos disparos de arma de fogo e correria próximo do local.
Além da PM, Polícia Civil e Perícia estiveram realizando algumas investigações nas redondezas. Marcas de sangue também foram localizadas numa rua próxima onde ocorreu a execução.
Indicadores de homicídios
O boletim mensal de agosto de 2023, mostrou que Santa Catarina já registrou 385 homicídios desde o começo do ano até o mês passado. O número leva em conta os dados desde o dia 1° de janeiro até o dia 31 de agosto.
De acordo com o observatório de segurança pública da USP (Universidade de São Paulo), a incidência de crimes com facas pode ser influenciada por diversos fatores, como níveis de criminalidade local, políticas de controle de armas, desigualdades sociais, entre outros.
Em algumas áreas urbanas, por exemplo, crimes violentos com armas brancas como facas podem ser mais comuns, enquanto em áreas rurais ou em lugares com taxas mais baixas de criminalidade, esses crimes podem ser menos frequentes.
Fonte: PM/BVSFS/Cardoso notícias