Uma menina de apenas quatro anos de idade, ao dar entrada numa unidade de saúde na cidade de São João Batista, em Santa Catarina, chocou a equipe médica. Além de visível estado de maus tratos e falta de cuidado, ela estava com larvas no couro cabeludo: “As larvas estavam se alimentando da carne”.
Segundo a Polícia Militar, o fato chegou ao conhecimento das autoridades, inclusive das equipes do Conselho Tutelar, por volta das 15 horas desta quinta-feira, 14, quando as equipes foram acionadas para se deslocar até o hospital municipal.
No local, foi constatado que a criança apresentava várias feridas no couro cabeludo, e larvas passaram a se alimentar da carne da criança causando perfurações na cabeça.
A ocorrência foi acompanhada pelo Conselho Tutelar, que solicitou apoio policial até a residência da mãe da criança, no bairro Carmelo, onde havia outras duas meninas, uma de um ano e outra de oito anos de idade.
Ambas foram resgatadas e levadas para atendimento médico no hospital, pois apresentavam lesões no corpo provenientes também da negligência da mãe.
O caso chegou ao conhecimento das autoridades depois de a proprietária do imóvel, cedida à família, descobrir a negligência da mãe, e pedir ajuda.
Um boletim de ocorrência foi confeccionado para apurar a responsabilização da mãe, que mora sozinha com elas, e, segundo a mais velha, a mãe faz uso de drogas.