Na tarde desta terça-feira, 15, a cidade de Barra Velha, no Litoral Norte Catarinense, deu mais um importante passo rumo à expansão do sistema de Vídeo Monitoramento que funciona no município desde 2021, já integrado à Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina. A partir de agora, o Projeto SOS Vizinho, também será integrado à secretaria estadual.
A reunião, que definiu a integração, ocorreu na tarde de hoje na sede da Secretaria Estadual em Florianópolis, entre o responsável pelo Setor de Vídeo Monitoramento do Setor de Tecnologia, tenente coronel Ricardo Sartori, a idealizadora do projeto SOS Vizinho Carini Bittencourt e o coordenador da Central Regional de Barra Velha, Everson Brandão.
Carini e o empresário Wellington, são moradores do bairro Itajuba há três anos, época em que ela se tornou líder comunitária e começou brigar pelas causas da região. Doutora Honoris Causa ela decidiu criar o projeto a três meses para proporcionar mais segurança ao bairro e aos moradores.
“O bairro Itajuba é quase independente, é como se fosse um distrito e está crescendo cada dia mais. E o crescimento trás de tudo, inclusive aumento da criminalidade e a sensação de insegurança. Temos filhos, e quero poder ver nossas crianças brincando tranquilamente na rua, nossos idosos podendo sair e fazer suas compras despreocupados, nossos alunos voltarem são e a salvos para casa. Só queremos isso”, pontua Carini.
Ela explicou que a ideia do projeto ‘SOS Vizinho’ só foi possível funcionar na prática, inicialmente, após uma parceria com a Camerite, empresa de Sotware de Joinvile, que cedeu as câmeras e o cabeamento para o projeto começar.
“Nossa iniciativa é inovadora e não posso deixar de destacar a união dos moradores da comunidade e a participação dos setores de segurança, a exemplo da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e em especial ao Everson que tem nos dado todo apoio”.
Além dos 10 pontos de monitoramento administrados pela Central Regional, com um total de 20 câmeras, o SOS Vizinho já tem instalado mais 25 câmeras espalhadas em locais estratégicos. “A ideia é instalar pelo menos mais 150 câmeras no Itajuba. E essa integração com o estado vai nos proporcionar dias e noites tranquilas”.
Everson explicou que o sistema colaborativo já presente no bairro Itajuba em união com o SOS Vizinho é de extrema importância. “Se prevenir é avançar, é estar sempre um passo à frente. Integrar é permitir ao estado o acesso imediato às câmeras de vigilância para dar às forças de segurança, meios para que os agentes públicos consigam uma resposta mais rápida na solução de crimes”.
Para o tenente coronel, a iniciativa já é um sucesso pois atuar de forma integrada com certeza trará bons resultados na área de Segurança Pública. “A parceria entre as esferas municipal e estadual demonstra o compromisso mútuo em garantir a segurança da população e contribui para o progresso da região”.
“Quanto mais adesão dos moradores, mais seguros estaremos”, concluiu Carini.