Na tarde desta terça-feira (8), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 86 quilos de skunk, uma variação potente da maconha, durante uma abordagem na BR-101, no município de Paulo Lopes, na Grande Florianópolis. Dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A droga estava sendo transportada em uma caminhonete com placas de Porto Alegre (RS). De acordo com a PRF, os agentes deram ordem de parada ao veículo durante uma fiscalização de rotina. O motorista acatou a ordem e estacionou no acostamento. Logo após descerem do veículo, os dois ocupantes confessaram espontaneamente que transportavam entorpecentes.
Durante a vistoria, os policiais sentiram o forte odor característico da maconha vindo da caçamba do veículo. Ao abrirem o compartimento, encontraram diversos fardos contendo skunk – substância conhecida popularmente como “supermaconha” devido à sua alta concentração de THC, o principal composto psicoativo da planta. Segundo a PRF, a droga é de origem estrangeira.
O motorista e o passageiro, cujas identidades não foram divulgadas, informaram que o carregamento seria entregue na região de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. Ambos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico, conforme previsto na Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006). As penas previstas para os crimes variam de 5 a 15 anos de reclusão para o tráfico, e de 3 a 10 anos para a associação criminosa, além de multas.
O veículo, a droga e um aparelho celular foram apreendidos e encaminhados à Delegacia da Polícia Civil em Laguna (SC), que ficará responsável pela continuidade das investigações.
Essa foi mais uma importante ação de combate ao tráfico de drogas na região, reforçando o papel das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado nas rodovias federais.