Santa Catarina / São Paulo — A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Defraudações da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), com o apoio da Polícia Civil de São Paulo, deflagrou na manhã desta segunda-feira (8) a Operação Linha Fraudulenta. A ação teve como objetivo desarticular um esquema de estelionato que utilizava um site falso para simular boletos de quitação de financiamento de veículos.
Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo/SP. A operação visa esclarecer um golpe que vitimou uma empresa catarinense, que ao tentar quitar o financiamento de um caminhão por meio da internet, acabou sendo enganada por criminosos.
Segundo as investigações, a vítima buscou o site oficial de um banco para realizar o pagamento do financiamento. Porém, acabou sendo direcionada a um atendimento via WhatsApp, que emitiu um boleto no valor de R$ 96.582,57. O documento foi pago pela empresa, mas após um mês, foi constatado que a quitação não havia sido realizada junto à instituição financeira. Foi então que a vítima percebeu ter caído em um golpe.
Com o avanço das investigações, a Polícia Civil solicitou à Justiça os mandados de busca e apreensão para identificar os responsáveis e individualizar suas condutas. Na ação desta manhã, foram apreendidos sete aparelhos celulares e um notebook, que agora serão encaminhados à Perícia Científica para análise.
Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato e associação criminosa. A Polícia Civil continua trabalhando para identificar outros possíveis envolvidos e prevenir que novos golpes desse tipo aconteçam.