Joinville (SC) — Na tarde desta terça-feira (1º), agentes da Delegacia de Proteção Animal de Joinville, vinculada ao Departamento de Investigações Criminais (DIC), efetuaram a prisão de um homem de 62 anos por maus-tratos a animais no bairro Costa e Silva.
De acordo com a delegada Tânia Harada, coordenadora da DIC de Joinville, a prisão foi resultado de um trabalho de acompanhamento que já se estendia desde o ano passado. O tutor havia sido notificado diversas vezes por fiscais municipais para realizar melhorias no ambiente em que mantinha duas cachorras. Apesar das advertências, durante nova fiscalização realizada hoje, os servidores constataram que as exigências anteriores não haviam sido cumpridas.
Ainda segundo os fiscais, o homem reagiu com hostilidade durante a vistoria, afirmando que não acataria as determinações e, em um ato de desdém, lançou os animais na rua, dizendo que não os queria mais. Tanto o abandono deliberado em via pública quanto as condições precárias de cuidado foram caracterizados como maus-tratos.
A Polícia Civil apurou ainda que o suspeito já possuía antecedentes criminais, incluindo indiciamentos por tentativa de homicídio e furto. Após a prisão, ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Joinville, onde permanece à disposição da Justiça.
A Delegacia de Proteção Animal reforça que casos de maus-tratos devem ser denunciados, e lembra que o abandono e a negligência contra animais são crimes previstos na legislação brasileira, podendo resultar em pena de reclusão.