A solidariedade foi o ponto alto da festa junina realizada pela Academia da Saúde de Barra Velha na última quarta-feira (25). A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, uniu cultura, bem-estar e empatia ao transformar a tradicional celebração de junho em uma campanha do agasalho, com a participação dos alunos dos bairros São Cristóvão e Pedras Brancas.
Com o lema “Doe calor!”, a quarta edição do “Pilarraiá” arrecadou aproximadamente 50 quilos de roupas de frio. As doações foram destinadas à Secretaria de Assistência Social do município, que já iniciou a distribuição das peças para famílias cadastradas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
A festividade, que já faz parte do calendário do projeto Academia da Saúde, contou com a presença de cerca de 80 pessoas e reforçou o compromisso da iniciativa com a saúde física e social da população. O programa leva atividades físicas e ações de promoção à saúde às Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros São Cristóvão, Pedras Brancas, Centro, Itajuba, Sertãozinho e Quinta dos Açorianos.

Segundo a professora Angélica Prado, responsável pelas turmas dos bairros São Cristóvão e Pedras Brancas e idealizadora do evento, a ideia de unir a festa com a campanha do agasalho partiu dos próprios alunos. “O ‘Pilarraiá’ já é tradição nas nossas aulas, e neste ano decidimos usar esse momento para arrecadar doações. Foi uma sugestão dos participantes, e o resultado foi muito positivo”, destaca Angélica.
De acordo com a assistente social Viviane Montanari, da Secretaria de Assistência Social, a campanha já ultrapassou a marca de 250 peças entregues. “Ainda temos muitas roupas para distribuir. As famílias que estão cadastradas no CADÚNICO e se encontram em situação de vulnerabilidade podem procurar o CRAS de Barra Velha, localizado na Rua Manoel José Rosa, nº 229, no bairro São Cristóvão, para receber os agasalhos”, explica.
A ação reforça a importância de iniciativas comunitárias que vão além da promoção à saúde, envolvendo também o cuidado com o próximo. A Secretaria da Saúde agradeceu o envolvimento da população e ressaltou o papel fundamental da participação cidadã na construção de uma cidade mais humana e acolhedora.
