Brusque (SC), 25 de junho de 2025 – Um incêndio de médias proporções mobilizou equipes de diversos batalhões do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina na noite desta terça-feira (25), em Brusque. A ocorrência foi registrada às 22h51 na empresa BCN Têxtil, localizada na Rua Itajaí, bairro Limoeiro. Apesar da intensidade do fogo, não houve vítimas.
A operação foi registrada sob o número 130770021 e contou com o apoio de viaturas das cidades de Brusque, Guabiruba, Blumenau e Itajaí, além da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
Segundo o 3º Batalhão de Bombeiros Militar, as primeiras equipes a chegarem ao local foram as guarnições das viaturas ABTR-114 e AT-38, que identificaram fumaça intensa saindo pelo teto da empresa, um prédio de três pavimentos com cerca de 2.070 m². Diante da situação, foi solicitado reforço de outras unidades, incluindo a Autoescada, uma carreta de apoio e o caminhão ABTR-209 de Guabiruba.

Combate ao fogo e danos identificados
Para controlar o incêndio e melhorar a ventilação do local, os bombeiros precisaram quebrar janelas laterais e abrir as portas principais do galpão. Um ventilador foi utilizado para pressurização positiva, auxiliando na dispersão da fumaça.
As chamas estavam concentradas nos fundos da empresa, onde foram encontrados tecidos, papelões e três veículos em chamas:
- Toyota SW4 (2015) – totalmente destruída;
- Fiat Uno (2014) – parcialmente queimado;
- Fiat Fiorino (modelo novo, ano não identificado) – também parcialmente danificado.
O restante da estrutura foi tomado por fumaça, mas não sofreu danos diretos do fogo. Após o combate inicial, as equipes conseguiram acessar as demais áreas da empresa para realizar o rescaldo.
Força-tarefa e recursos mobilizados
Participaram da ocorrência as seguintes viaturas: ABTR-114, ABTR-209, AT-38, AEM-09 e AT-32. Aproximadamente 10.000 litros de água foram utilizados na operação, que envolveu 4 bombeiros militares (BMs) e 7 bombeiros comunitários (BCs).
O incêndio foi totalmente extinto em cerca de 40 minutos, com trabalhos de rescaldo se estendendo por mais 2 horas. O local foi isolado e entregue ao responsável pela empresa, ficando sob custódia até a realização da perícia técnica, que irá apurar as causas do incêndio.