Porto Alegre/RS, 24 de junho de 2025 – Em uma operação conjunta de repressão ao crime organizado e ao tráfico de armas e drogas, as Polícias Civis do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina deflagraram nesta terça-feira (24) a Fase Pandora da Operação Para Bellum, com foco no cumprimento de ordens judiciais contra suspeitos de envolvimento em um homicídio ocorrido no final de 2024, em Porto Alegre/RS.
A ação contou com a atuação coordenada da Delegacia de Combate a Estelionatos (DCE/DIC) de Joinville/SC e do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS/TJSC), em apoio à 4ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (4ª DPHPP/DHPP) de Porto Alegre e à Delegacia de Homicídios de Canoas/RS.
Durante a operação, um homem de 29 anos foi localizado e preso na zona sul de Joinville/SC. Ele é investigado por participação direta na morte de uma mulher de 25 anos, assassinada com um disparo de arma de fogo na cabeça durante uma troca de tiros entre facções criminosas rivais em um bairro da capital gaúcha.
Além da prisão, a ofensiva policial resultou no cumprimento de 37 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Canoas e Joinville. Como resultado, foram apreendidos dois fuzis, drogas, celulares e outros materiais de interesse para as investigações. Quatro pessoas ligadas a uma organização criminosa com atuação no Rio Grande do Sul foram presas preventivamente.
De acordo com os investigadores, a operação representa mais um desdobramento estratégico contra a estrutura de facções envolvidas em homicídios, tráfico e outros crimes graves, com atuação interestadual.
A Polícia Civil dos dois estados reforça que ações integradas como esta são fundamentais para enfraquecer o poder das organizações criminosas, levando à responsabilização penal dos envolvidos e à retirada de armamentos pesados das ruas.