Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina, alcançou um feito inédito e de destaque nacional: foi a única cidade do Brasil a conquistar a pré-aprovação de 100% da sua orla marítima no Júri Nacional do Programa Bandeira Azul para a temporada 2025/2026. O resultado foi anunciado no último dia 10 de junho, após reunião da comissão avaliadora.
Com essa conquista, a cidade segue agora para a etapa final do processo de certificação, conduzida pelo Júri Internacional da Foundation for Environmental Education (FEE), com sede em Copenhague, na Dinamarca. O anúncio oficial dos destinos certificados mundialmente ocorrerá em outubro, quando será realizada também a cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul — com data e local ainda a serem confirmados.
O reconhecimento envolve toda a extensão da orla de Balneário Piçarras, que possui 6,7 km de praias distribuídas da seguinte forma:
- Praia da Ponta do Jacques – certificada desde 2023 (entre a Rua Carolina Wiliam Cunha e a Rua Canto do Sol)
- Praia de Piçarras – certificada desde 2018 (entre a Rua Canto do Sol e a Avenida Getúlio Vargas)
- Praia Central de Balneário Piçarras – certificada em 2024 (entre a Avenida Getúlio Vargas e a Rua Alexandre Guilherme Figueredo)
- Praia da Barra do Rio Piçarras – com primeira certificação recomendada para 2025/2026 (entre a Rua Alexandre Guilherme Figueredo e o Rio Piçarras)
Compromisso com a sustentabilidade e o turismo responsável
A certificação Bandeira Azul é um dos mais importantes selos de sustentabilidade ambiental no mundo e é concedida a praias, marinas e embarcações de turismo que atendem rigorosamente a 38 critérios relacionados à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, infraestrutura, acessibilidade, patrimônio natural e educação ambiental.
“Com muita satisfação recebemos a notícia da pré-aprovação de 100% da orla, e isso é resultado de muito trabalho, de compromisso com a sustentabilidade, com o meio ambiente, com os nossos moradores e turistas, e do trabalho para garantir a qualidade de vida da nossa gente”, declarou o prefeito Tiago Baltt. “Agora, seguimos na torcida e com muita dedicação para mantermos essa boa notícia no fim do ano e termos uma temporada de verão histórica”, completou.
A adesão ao programa é voluntária e requer renovação e reavaliação anuais, com comprovação documental e inspeções técnicas para garantir o cumprimento de todos os critérios estabelecidos internacionalmente.
Temporada histórica à vista
Segundo o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Piçarras (IMP), Elton Teixeira, o reconhecimento nacional já celebra os avanços conquistados na temporada atual (2024/2025), especialmente em infraestrutura e educação ambiental.
“A temporada 24/25 foi um sucesso e trouxemos muitas novidades, como a Praça de Acessibilidade, com inclusão e conforto para todos, além da balneabilidade, que chegamos a alcançar 100% no mês de janeiro, e as atividades de educação ambiental. Cumprimos todos os requisitos da Bandeira Azul rigorosamente e a notícia da pré-aprovação mostra que Balneário Piçarras está preparada para fazer uma temporada 25/26 de muito sucesso”, afirmou Teixeira.
Além de Balneário Piçarras, o Júri Nacional recomendou 60 candidaturas brasileiras (50 praias e 10 marinas) para a avaliação internacional, reforçando o compromisso do Brasil com o turismo sustentável. A cidade, no entanto, se destaca por ter todas as suas praias oficialmente recomendadas para a certificação, algo inédito até então.
Sobre o Programa Bandeira Azul
Criado na Europa, o Programa Bandeira Azul é coordenado globalmente pela Foundation for Environmental Education (FEE) e promovido no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). O objetivo do selo é elevar o grau de proteção ambiental e incentivar a gestão sustentável em áreas costeiras e turísticas.
Fonte: Ascom








