A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DECAP/DEIC), prendeu nesta quarta-feira (18/06) dois homens foragidos da Justiça do Estado de Pernambuco. As prisões ocorreram na cidade de Itapema, no Litoral Norte catarinense, após diligências coordenadas entre as forças de segurança dos dois estados.
Os dois indivíduos estavam com mandados de prisão em aberto por homicídio qualificado, crime previsto no Art. 121, §2º do Código Penal Brasileiro. Um dos presos era procurado por dois mandados expedidos pela Justiça pernambucana — um de natureza temporária, com prazo de 30 dias, e outro preventivo. Ele foi localizado próximo à residência de sua companheira, em Itapema, após pedido de apoio da 72ª Delegacia de Polícia da cidade de Barreiros, em Pernambuco.
O segundo capturado também respondia por homicídio qualificado, crime ocorrido em 2024. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmares (PE). Após fugir para Santa Catarina, o homem foi localizado durante diligências da equipe da DECAP. No momento da abordagem, ainda tentou fugir, mas foi contido e preso pelos policiais civis.
A ação demonstra a efetividade da cooperação interestadual no combate à criminalidade e no cumprimento de mandados judiciais. A Polícia Civil de Santa Catarina reforça a importância da participação da população e informa que denúncias sobre foragidos podem ser enviadas de forma anônima para o e-mail deic-capturas@pc.sc.gov.br. Também está disponível o Portal Foragidos da PCSC, onde é possível acessar a lista de pessoas procuradas pela Justiça.