Navegantes (SC) – Um homem, ainda não identificado, morreu afogado na tarde de sábado (14) em uma praia localizada ao norte do Posto de Guarda-Vidas 2, na região central de Navegantes. A vítima, do sexo masculino, aparentava ter entre 30 e 40 anos de idade. O caso foi registrado como grau 6 de afogamento, o mais grave na escala de emergência, com posterior óbito confirmado no local.
A ocorrência foi registrada às 16h27, sob o número 193:130763029. A guarnição de socorristas do ASU-489 foi acionada para prestar apoio ao posto de guarda-vidas e, ao chegar ao local, encontrou o guarda-vidas civil voluntário Robson já em deslocamento à praia com a bolsa de primeiros socorros. A equipe seguiu em direção ao mar, onde um grupo de banhistas cercava o corpo de um homem desacordado na areia, a cerca de 200 metros ao norte do Posto 2.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima foi retirada do mar em estado gravíssimo, inconsciente, com diagnóstico de grau 6 de afogamento. Imediatamente foi iniciado o protocolo de reanimação cardiopulmonar (RCP), e uma ambulância de suporte avançado do SAMU foi acionada, assim como o helicóptero Águia da Polícia Militar.
Apesar dos esforços intensivos das equipes de emergência, que realizaram manobras de reanimação por aproximadamente 40 minutos, o médico do SAMU determinou o encerramento dos procedimentos e declarou o óbito no local.
O corpo da vítima permaneceu sob responsabilidade da Polícia Militar até a chegada da equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP), que conduzirá os procedimentos de identificação e necropsia. Até o fechamento desta reportagem, a identidade e a naturalidade do homem não haviam sido confirmadas.
O caso será investigado pelas autoridades competentes. A Polícia Civil deve apurar as circunstâncias do afogamento.