MASSARANDUBA (SC), 11 de junho de 2025 — Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, foi realizada nesta quarta-feira (11) a 3ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa, reunindo os municípios de Corupá, Massaranduba e São João do Itaperiú. O evento ocorreu no município de Massaranduba e teve como foco o fortalecimento de políticas públicas para a população idosa, em um espaço de debate democrático, avaliação e deliberação.
A conferência foi promovida em conformidade com a Resolução nº 003/2025 da AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), contando com a presença de diversas autoridades, conselheiros e representantes da sociedade civil. Entre os destaques da abertura, estiveram o presidente da AMVALI e prefeito de São João do Itaperiú, Rovâni Delmonego, e o secretário de Assistência Social do município, Edson Junkes.
Compromisso com o futuro e respeito ao passado
Durante sua fala, Rovâni Delmonego destacou o papel fundamental dos idosos na construção social das comunidades e reafirmou o compromisso dos municípios com a pauta do envelhecimento digno:
“A presença de cada idoso aqui representa uma história viva que nos ensinou e continua nos ensinando. Nosso compromisso é garantir que essa fase da vida seja marcada pela dignidade, respeito e oportunidade de participação. Como presidente da AMVALI e prefeito de São João do Itaperiú, reforço que as decisões tomadas aqui serão levadas com seriedade às instâncias de governo e traduzidas em políticas públicas efetivas.”
Delmonego também foi o responsável por declarar oficialmente aberta a conferência, após a solenidade de boas-vindas e a composição da mesa de honra, que contou com autoridades municipais e representantes dos conselhos de direitos da pessoa idosa dos três municípios participantes.

Participação ativa de São João do Itaperiú
A comitiva de São João do Itaperiú teve participação expressiva no evento, incluindo o Secretário Municipal de Assistência Social, Edson Junkes, que destacou a importância de espaços intermunicipais para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à terceira idade:
“Estamos aqui para ouvir, propor e construir junto com os demais municípios. A conferência é um instrumento fundamental de escuta e de planejamento, e São João do Itaperiú está comprometido em seguir as diretrizes que forem deliberadas neste encontro, com foco em garantir um envelhecimento saudável e com cidadania plena.”

Também marcaram presença a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São João do Itaperiú, Maria Nerina Bernardes, e diversos servidores e representantes da comunidade local.
Programação intensa e representativa
A conferência teve início às 8h e seguiu até as 16h30, com uma programação que incluiu a leitura e aprovação do Regimento Interno e uma palestra magna ministrada pela especialista Queli Anschau, que abordou o tema central do evento, destacando os desafios e as oportunidades diante do envelhecimento populacional em um contexto multicultural e democrático.
Além disso, foram realizados grupos de trabalho para formulação de propostas e moções, que serão encaminhadas aos Conselhos Municipais e também a instâncias estaduais e federais, visando fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa.
Avanço regional pela equidade e participação
A realização conjunta da conferência por três municípios reflete o avanço na articulação regional em prol da população idosa. Para a coordenadora da comissão organizadora e assessora em políticas públicas da AMVALI, Cilene Bachmann Nogaretti, o evento representa um passo importante:
“Trabalhar em conjunto nos fortalece como região e amplia o alcance das decisões que impactam a vida dos nossos idosos. A participação ativa dos conselhos e da comunidade é o que dá legitimidade e força às propostas discutidas hoje.”
Fotos: Cristiano Zonta