04 de junho de 2025 – São João do Itaperiú, SC
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso especial de temporais, com risco elevado de ocorrências no final da noite desta quarta-feira (04) e ao longo da quinta-feira (05). O alerta, emitido às 10h desta quarta-feira, destaca a possibilidade de chuvas intensas, vendavais, raios e queda de granizo, com risco de moderado a muito alto para alagamentos, enxurradas, destelhamentos e queda de árvores em diversas regiões do estado.
O fenômeno climático está relacionado à formação e avanço de uma frente fria, que atinge primeiro o Extremo Oeste do estado, ainda na noite desta quarta-feira, e se desloca para as demais regiões ao longo da quinta-feira. São João do Itaperiú, no norte catarinense, está entre os municípios com alerta de atenção reforçado pela Defesa Civil.
A diretora da Defesa Civil de São João do Itaperiú, Cheila dos Santos, reforçou o alerta estadual e destacou a importância de precaução por parte da população local:
“Pedimos que os moradores fiquem atentos às mudanças no tempo e evitem se expor a riscos. A previsão é de chuvas intensas, com possibilidade de vendaval e granizo. Quem puder, permaneça em casa durante os períodos de instabilidade. É fundamental que as pessoas sigam as orientações da Defesa Civil para evitar acidentes e prejuízos maiores.”
Cheila também informou que a equipe da Defesa Civil Municipal está em plantão e monitorando a situação junto ao governo estadual:

“Estamos preparados para atuar em eventuais emergências. Qualquer situação de risco deve ser comunicada imediatamente pelo telefone 199.”
Segundo o boletim meteorológico elaborado pelas meteorologistas Jéssica Silva e Francine Sacco, sob supervisão do meteorologista chefe Felipe Theodorovitz, os tempos mais severos devem ocorrer entre o final da noite de quarta e o decorrer da quinta-feira, com risco muito alto para quedas de energia, deslizamentos em áreas vulneráveis, e prejuízos em áreas urbanas e rurais.
A Defesa Civil orienta a população a tomar as seguintes precauções:
- Durante os temporais, busque abrigo em locais seguros, longe de janelas e objetos que possam ser lançados pelo vento.
- Evite se abrigar ou estacionar veículos sob árvores, postes ou estruturas frágeis.
- Em caso de alagamentos, nunca tente atravessar ruas ou pontes submersas.
- Fique atento a sinais de movimentação de terra ou rachaduras em paredes – sinais que podem indicar risco de deslizamentos.
Para acompanhar atualizações e receber alertas em tempo real, a Defesa Civil recomenda o download do aplicativo oficial da instituição, disponível para Android e iOS.
Elaborado em: 04/06/2025 às 10:00 – N° 092/2025
Meteorologistas: Jéssica Silva e Francine Sacco
Meteorologista chefe: Felipe Theodorovitz

