Com a chegada da primeira onda de frio intenso do ano, a Prefeitura de Barra Velha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu um alerta à população sobre o aumento dos casos de infecções respiratórias, como gripe e covid-19. A mudança brusca de temperatura prevista a partir desta quinta-feira (29) e sexta (30) deve alterar a rotina dos moradores e exigir atenção redobrada.
O prefeito Daniel Pontes da Cunha destacou a importância dos cuidados nesta época do ano, pedindo responsabilidade coletiva:
“É fundamental que a população siga todas as orientações médicas e evite, sempre que possível, a exposição desnecessária ao frio. Redobrar os cuidados é essencial, principalmente com crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Estamos enfrentando temperaturas mais baixas e isso muda a rotina de todos. Nossa Secretaria de Saúde e as Unidades Básicas estão preparadas para atender a população em caso de necessidade. Mas a prevenção continua sendo o melhor caminho”, afirmou o chefe do Executivo.
Casos aumentam quase 5% em relação a 2024
De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Saúde, os registros de síndromes respiratórias cresceram quase 5% entre abril e maio de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 2024, foram notificados 2.189 casos. Já em 2025, esse número subiu para 2.281 no mesmo intervalo de tempo.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Angelita Lourenço, enfatiza a importância da vacinação como principal ferramenta de proteção.
“As vacinas estão disponíveis nas salas de imunização das UBS dos bairros. A da covid é destinada aos grupos prioritários, e a da gripe está liberada para toda a população. Com a imunização, evitamos casos graves e internações”, pontuou Angelita.
Atualmente, apenas 33% do público-alvo foi vacinado contra a gripe em Barra Velha, índice considerado baixo pelas autoridades de saúde.
Cuidados simples que fazem a diferença
A médica pediatra Laura Zimmermann reforça que além da vacinação, hábitos de higiene e prevenção são essenciais para conter o avanço das infecções respiratórias:
“Higienizar as mãos com frequência, manter os ambientes arejados, limpar superfícies com álcool e usar máscaras em caso de sintomas são medidas simples e eficazes. Não compartilhar objetos como copos e talheres e manter repouso durante a doença também ajudam a evitar o contágio”, explica.
Fique atento aos sintomas
Tosse, febre, congestão nasal, dor de garganta, falta de ar e cansaço excessivo são alguns dos sintomas mais comuns das infecções respiratórias. Ao apresentá-los, a recomendação é procurar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde ou no Pronto Atendimento Municipal.
A Prefeitura reforça que a atenção deve ser redobrada com crianças, idosos e pessoas com comorbidades, que integram os grupos mais vulneráveis às complicações.
A gestão municipal segue monitorando a situação e orienta a população a buscar informações oficiais pelos canais da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde.
Redação | Portal DaniMeller.com
📅 29 de maio de 2025
📍 Barra Velha – SC
Fonte: Ascom Saúde de Barra Velha