São Francisco do Sul (SC) – 18/05/2025 – 09h36 — Um homem de 33 anos, morador de Joinville, foi resgatado na manhã deste domingo após sofrer o emborcamento (virada) de seu caiaque próximo à Ilha da Mandigituba, em São Francisco do Sul. A ocorrência foi registrada sob o número 130745954 e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar, com atendimento realizado pelo Grupamento da Enseada – OBM Enseada.
A guarnição do Ervino foi inicialmente acionada pelo Bombeiro Voluntário de São Francisco do Sul, com a informação de que havia um homem em situação de emergência na ilha. O Grupamento da Enseada foi deslocado para a ocorrência utilizando a viatura BI DOURADO, sob comando do GVC Uruatã. Contudo, durante as manobras para colocar a embarcação inflável na água, o eixo da carreta da viatura quebrou, impossibilitando o lançamento do bote.
Diante da situação, foi solicitado apoio de uma embarcação civil para realizar o resgate. Um morador de Joinville, identificado como F.L., prontamente colaborou utilizando sua embarcação de fibra de 5 metros com motor de 8HP. Com o apoio, a equipe de resgate conseguiu chegar até a Ilha da Mandigituba, onde encontraram a vítima consciente, orientada e portando seu caiaque.
De acordo com relato do homem, identificado como J.P., ele havia saído para pescar quando, devido ao forte balanço das ondas, o caiaque virou, fazendo com que perdesse o remo e não conseguisse desvirar a embarcação. Utilizando colete salva-vidas, ele nadou até a ilha empurrando o caiaque virado. O celular da vítima estava protegido em um saco estanque, o que permitiu que ele acionasse o socorro pelo telefone 193.
Após o resgate, J.P. foi deixado em segurança no ponto de entrada e saída de embarcações próximo à base da Petrobras, no bairro Enseada, em São Francisco do Sul. Apesar do susto, o homem não apresentava ferimentos e dispensou atendimento médico.
A atuação coordenada entre os bombeiros e o apoio da comunidade civil foi essencial para o sucesso do resgate. A ocorrência foi atendida pela 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militares (3º/3º/3ª/7º BBM).