A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Barra Velha, por meio do setor de Vigilância em Saúde, divulgou o novo Boletim Mensal da Covid e fez um alerta importante à população: a vacinação continua sendo a principal forma de prevenção contra a doença, especialmente com a aproximação dos dias mais frios.
Segundo o boletim, em abril foram realizados 247 testes de Covid no município. Destes, 244 apresentaram resultado negativo e apenas 3 foram positivos. Apesar dos números baixos, as autoridades de saúde sinalizam que a tendência é de aumento nos casos com a chegada das temperaturas mais amenas — período que favorece a circulação de síndromes respiratórias, incluindo a Covid-19.
A secretária municipal de saúde, Lilian Ramos Gervasi, destaca a importância da imunização:
“Para manter estes índices controlados, contamos com a tomada de consciência coletiva sobre a imunização. A vacina contra a Covid é a forma mais eficaz de prevenção da doença”, reforçou.
A vacina contra a Covid-19 é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível para os públicos mais vulneráveis à forma grave da doença.
Público-alvo da vacinação:
- Pessoas imunocomprometidas
- Puérperas
- Pessoas em instituições de longa permanência e seus trabalhadores
- Indígenas, quilombolas e ribeirinhos
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas privadas de liberdade (maiores de 18 anos)
- Funcionários do sistema prisional
- Adolescentes em medidas socioeducativas
- Pessoas em situação de rua
O imunizante está disponível nas salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Centro, Itajuba, São Cristóvão, Sertãozinho, Pedras Brancas e Quinta dos Açorianos. A Secretaria de Saúde orienta que os moradores procurem a UBS do seu bairro para mais informações.
Com a prevenção adequada, a cidade espera manter o controle sobre a transmissão do vírus e proteger os grupos mais vulneráveis durante o inverno.