A Secretaria de Assistência Social de Penha, em conjunto com as equipes do CRAS e CREAS, promoveu na última quarta-feira (7) a primeira Pré-Conferência Municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O encontro, realizado na Policlínica Municipal, teve como principal objetivo preparar propostas para a Conferência Municipal, marcada para o dia 8 de julho.
O evento se consolidou como um importante espaço de diálogo entre profissionais da área e a comunidade, tendo como base os cinco eixos temáticos propostos para a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, cujo tema é “20 Anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”.
Durante a pré-conferência, foram debatidas questões cruciais para o fortalecimento das políticas públicas de assistência, como o acesso integral aos serviços, inovação na gestão, valorização profissional, segurança de renda, além da gestão democrática e sustentabilidade financeira do SUAS.
Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Diogo da Silva, a iniciativa representa um marco para a cidade. “Essa foi a primeira pré-conferência da história de Penha. O fortalecimento do SUAS é crucial para que possamos atuar de forma mais eficaz contra as desproteções sociais, tais como a pobreza, a fome, as desigualdades sociais, as diferentes formas de opressão e violência”, ressaltou.
A próxima etapa será a Conferência Municipal, que tem como missão mobilizar usuários, trabalhadores e toda a comunidade penhense para uma participação ativa e colaborativa na formulação de políticas públicas mais adequadas à realidade local.