A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Barra Velha anunciou o encerramento das atividades do Centro de Hidratação, que foi aberto em caráter emergencial no dia 17 de março deste ano, com o objetivo de reforçar o atendimento a casos de dengue, gastroenterites e outras doenças sazonais no município.
A decisão ocorre após uma expressiva redução nos indicadores da dengue. De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), enquanto em abril de 2024 o município registrava 2.139 casos prováveis da doença, no mesmo período de 2025 foram contabilizados apenas 392 — uma queda de aproximadamente 82%.
A unidade, que funcionava como apoio ao Pronto Atendimento 24h (PA), encerrará seus atendimentos às 19h da próxima sexta-feira, 9 de maio. O fechamento oficial do centro ocorrerá no dia seguinte, sábado (10). A decisão foi tomada após reunião entre a Secretaria da Saúde, o setor de Epidemiologia e a gestão do PA.
Com o encerramento das atividades do Centro de Hidratação, o Pronto Atendimento 24h passou por reestruturações e está preparado para absorver a demanda, mantendo a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à população.
A Secretaria da Saúde agradeceu o empenho dos servidores e a colaboração da comunidade no combate à dengue. “Seguimos vigilantes e comprometidos com a saúde pública e o bem-estar de todos os munícipes”, destacou a pasta em comunicado oficial.