Barra Velha (SC) – O aumento visível e desordenado da população em situação de rua em Barra Velha tem gerado crescente preocupação entre os moradores e autoridades locais. O portal Danimeller.com, vem acompanhando o caso desde o início e tem divulgado várias matérias, mostrando que além da maior presença de pessoas vivendo nas ruas, o município também tem enfrentando um aumento considerável em crimes contra o patrimônio, como furtos, arrombamentos e até tentativas de agressão, especialmente em áreas centrais e comerciais da cidade.
A situação, que afeta diretamente a sensação de segurança da chamada “população de bem”, provocou reação popular e resultou em um pedido formal à Câmara de Vereadores para a realização de uma audiência pública. A solicitação formalizada pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) foi aceita pelo legislativo, mas a data do encontro ainda aguarda a chegada da nova promotora de Justiça, que deve assumir a comarca de Barra Velha em breve.
Reunião do CONSEG coloca tema em pauta
Enquanto a audiência pública não é marcada, o assunto será tema central da reunião ordinária do Conseg de Barra Velha, que ocorrerá no próximo dia 5 de maio, às 19h, na sede da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), localizada na Rua Prefeito José do Patrocínio Oliveira, nº 989.
De acordo com a presidente do Conselho, Terezinha Prosdócimo, o encontro deste mês foi especialmente voltado à discussão sobre pessoas em situação de rua e a organização da futura audiência pública, buscando soluções em conjunto com a comunidade e os órgãos competentes.

“Enviamos convites para representantes do legislativo, executivo, das secretarias diretamente envolvidas com o tema, além do presidente da liga das associações de moradores. Também contaremos com a presença da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros”, destacou Terezinha.
A reunião é aberta ao público e, segundo o CONSEG, será um espaço importante para que moradores locais possam expressar suas preocupações, relatar ocorrências, fazer perguntas e propor soluções diretamente às autoridades presentes.
Clamor por ações efetivas
A crescente pressão da comunidade por medidas concretas reflete a falta de políticas públicas eficazes para lidar com a questão da população em situação de rua, que envolve desde problemas sociais, como dependência química e saúde mental, até questões de segurança e urbanismo.
Moradores relatam que a presença frequente de grupos em praças, calçadas e marquises, principalmente à noite, vem gerando insegurança, sensação de abandono e prejuízos ao comércio local. Há relatos também de ocupações irregulares, descarte de lixo, uso de drogas em locais públicos e abordagens agressivas a pedestres.
Audiência pública: expectativa por medidas concretas
Com a realização da audiência pública — ainda sem data, mas prevista para ocorrer após a posse da nova promotora —, espera-se que o município articule de forma mais ampla as secretarias de Assistência Social, Saúde, Segurança e Desenvolvimento Urbano para traçar ações integradas de acolhimento, reintegração e fiscalização, além de reforço ao patrulhamento ostensivo.
A população cobra do poder público ações sociais e também preventivas, exigindo uma resposta que vá além do assistencialismo e trate o problema com a devida complexidade e responsabilidade.

SERVIÇO:
🗓 Reunião do CONSEG de Barra Velha
📍 CDL – Rua Prefeito José do Patrocínio Oliveira, 989
🕖 Dia 5 de maio, às 19h
🗣 Aberta ao público