Na madrugada desta terça-feira (29), uma suposta ambulância foi flagrada transportando carga de contrabando e tentou fugir de uma abordagem da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) na SC-390, em Celso Ramos, no Meio-Oeste catarinense. O veículo — um furgão Renault Master, com placas de Curitibanos, disfarçado como ambulância — carregava cerca de 30 mil maços de cigarros contrabandeados no compartimento traseiro.
A ocorrência teve início por volta das 4h40 da manhã, quando uma guarnição do Posto 11 da PMRv de Palmeira percebeu a movimentação suspeita do veículo, que transitava com as luzes de emergência ligadas. Ao tentarem realizar a abordagem, o condutor empreendeu fuga em alta velocidade, saindo da rodovia principal e acessando uma estrada de chão.
Após alguns quilômetros, o motorista perdeu o controle da direção, derrubou uma cerca de arame e colidiu contra uma árvore em uma área de mata fechada. Ele abandonou o furgão e fugiu a pé pelo matagal, não sendo localizado de imediato pelas equipes policiais.
Durante vistoria no veículo, os policiais confirmaram que a ambulância era falsa e que, no lugar de equipamentos médicos ou pacientes, havia apenas cigarros contrabandeados, acondicionados na área onde normalmente ocorre o transporte de enfermos.
Pouco tempo depois, um segundo veículo, um Volkswagen UP, apareceu na cena do acidente. Os policiais abordaram o carro e constataram que dois homens, de 30 e 36 anos, ambos com antecedentes criminais, ocupavam o automóvel. No porta-malas do veículo havia duas caixas e pacotes soltos de cigarros semelhantes aos encontrados na “ambulância”. A suspeita é de que o VW UP atuava como batedor ou veículo de apoio, e que os ocupantes tentavam dar suporte ao motorista foragido.
Pela análise do interior da ambulância e indícios de sangue, os policiais suspeitam que o condutor tenha se ferido na colisão. A hipótese foi confirmada no meio da tarde, quando um homem de 38 anos, com ferimentos compatíveis com o acidente, deu entrada no hospital de Campos Novos. Ele foi reconhecido e preso pela PM.
A ocorrência será investigada pelas autoridades competentes. O material apreendido e os veículos envolvidos foram encaminhados para os procedimentos legais.