Por Daniela Meller – Especial para o Portal DaniMeller.com
Barra Velha (SC) – Após a grande repercussão gerada pela mobilização popular e pelo pedido oficial de realização de uma audiência pública sobre a crise envolvendo moradores de rua no município, uma nova etapa se desenha no debate: o secretário de Assistência Social de Barra Velha, Idemar Trevisani, declarou apoio à proposta, reforçando a importância do diálogo coletivo entre os poderes públicos, sociedade civil e forças de segurança.
Em entrevista exclusiva ao portal, o secretário foi enfático ao reconhecer a complexidade do tema e a necessidade de uma abordagem integrada:
A campanha: Não dê esmola, dê dignidade, está há uma semana sendo apresentada na cidade.
“Acho importante essa audiência pública. Sabemos das nossas deficiências e dificuldades. Muitas dessas pessoas se negam a aceitar a ajuda que oferecemos. Mas no meio delas, infelizmente, também existem pessoas de má índole, que cometem furtos e delitos, e aí cabe à segurança pública agir. Não podemos resolver tudo sozinhos. É um problema social, mas também de segurança, saúde e até de ordem pública”, afirmou.
Trevisani também destacou que, apesar das limitações legais, a Secretaria tem feito sua parte com a oferta de recursos sociais e campanhas de conscientização. Uma das ações mais recentes é a campanha “Não dê esmola, dê dignidade”, que tem como objetivo orientar comerciantes e moradores a acionarem os canais oficiais da prefeitura, ao invés de oferecerem dinheiro diretamente às pessoas em situação de rua.
A secretaria, segundo ele, conta com dois agentes que percorrem diariamente a cidade distribuindo panfletos explicativos e reforçando a importância do acolhimento institucional.
“A esmola só alimenta o problema. Quando você dá dinheiro, esse cidadão vai voltar amanhã. Precisamos de uma mudança cultural e de união de todos os setores da sociedade”, reforçou o secretário.
A campanha está sendo apresentada aos comerciantes e aos moradores num geral. Vídeo: Ascom Prefeitura
RELEMBRE: O início da mobilização
A primeira matéria publicada pelo portal DaniMeller.com relatou o avanço da criminalidade nas ruas de Barra Velha, impulsionado pelo crescimento da população em situação de rua — muitos deles, segundo comerciantes e moradores, envolvidos com uso de entorpecentes, consumo de álcool, invasões de imóveis e crimes patrimoniais.
A repercussão levou o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), por meio da presidente Teresinha Prosdócimo, a protocolar formalmente na Câmara de Vereadores um pedido de audiência pública. A proposta é reunir representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além de órgãos como a Secretaria de Saúde, Educação e Assistência Social, para debater soluções conjuntas e efetivas.
O prefeito Daniel Cunha também se manifestou favorável ao encontro e reforçou a necessidade de união dos poderes e da sociedade civil.
“Não se trata de jogar a responsabilidade para ninguém. Todos precisam estar envolvidos. A prefeitura tem feito sua parte, mas precisamos agir em conjunto”, disse Cunha à reportagem.
Medidas em andamento
Além da campanha educativa, o secretário Trevisani afirmou já ter se reunido com o Conselho de Segurança da cidade e se mostrou aberto a parcerias com o Ministério Público, Judiciário e entidades sociais.
“Essa audiência pública vai nos ajudar a esclarecer o que já foi feito, os limites legais que temos e como podemos unir forças para encontrar soluções reais. Acredito que é um passo fundamental”, completou.
E agora?
O próximo passo é a tramitação do pedido na Câmara Municipal. Se acolhido e aprovado pelos vereadores, uma data será marcada para a audiência pública, que deverá ser aberta ao público e contar com ampla participação da comunidade.
Para participar ativamente do movimento, a população pode assinar o abaixo-assinado online disponível no link:
👉 https://www.peticao.online/audiencia_publica_moradores_de_rua
📲 Continue acompanhando as atualizações no portal DaniMeller.com e em nossas redes sociais.