Na manhã desta quinta-feira (20), a Polícia Militar de Balneário Camboriú prendeu um homem de 25 anos, morador de rua, após ele, junto a outros dois comparsas, roubar um veículo de um motorista de aplicativo. O crime ocorreu na Rua 4750, onde os criminosos, utilizando uma garrafa de vidro quebrada como ferramenta, subtraíram um Fiat Argo, veículo de trabalho de um motorista que estava realizando corridas pela cidade.
Após o roubo, o carro foi encontrado abandonado nas proximidades, e o suspeito de 25 anos foi capturado pela PM, que já estava em diligências para prender os outros dois envolvidos. O acusado foi preso em flagrante e levado para a Delegacia, onde deverá responder pelo crime de furto qualificado.
A Crescente Preocupação com os Moradores de Rua
O crime foi apenas mais um reflexo de um problema crescente em várias cidades de Santa Catarina, principalmente no litoral, para onde eles migram em época de alta temporada e dominam as áreas urbanas. Em Balneário Camboriú, Barra Velha, Blumenau e região, o número de pessoas em situação de rua tem aumentado, gerando preocupações não apenas com a segurança pública, mas também com a saúde pública e o bem-estar dos próprios moradores.
Além de aumentar a criminalidade, os moradores de rua têm gerado sérios problemas para a comunidade local, como sujeira nas ruas, vandalismo, furtos e até invasões em locais públicos e privados. Muitos desses indivíduos enfrentam problemas de dependência química, transtornos mentais e ausência de uma rede de apoio estruturada, o que contribui para a marginalização e a vulnerabilidade desses cidadãos.
Fonte: Comunicação Social do 12º BPM