Florianópolis/SC – A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, deflagrou na manhã desta quinta-feira (13) a Operação Parche, que resultou na prisão de um traficante espanhol procurado pela justiça internacional. O homem, foragido desde 2019, é acusado de diversos crimes, como tráfico internacional de drogas, falsificação de documentos, organização criminosa e crimes violentos contra a pessoa.
A operação foi iniciada a partir de informações fornecidas pela polícia espanhola, que indicaram que o suspeito estaria residindo em um imóvel de luxo no bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Ao investigar, a PF encontrou o homem e constatou indícios de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas, incluindo a posse de imóveis, veículos de luxo e uma lancha, sem comprovação de origem legítima.
O estrangeiro, que estava incluído na Difusão Vermelha da Interpol, tinha mandados de prisão expedidos pela justiça espanhola. Com base na cooperação internacional, a PF obteve a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para sua prisão preventiva e eventual extradição.
O acusado agora está preso em Santa Catarina, à disposição do STF, e responderá também por lavagem de dinheiro no Brasil.